03 atos de Deus

Texto bíblico: Atos 17.24-31


Entre outros atos ou ações divina, enfatizo a seguir pelo menos três atos de Deus.
O objetivo é além de identificar e classificar tais atos sob uma visão bíblica e teológica, compreendermos a predominância do assunto ao longo de alguns episódios da historia humana.


1- Atos criativos

O primeiro verso do texto base(v 24) citado por ocasião de uma das pregações do apóstolo Paulo em território gentio, faz uma referência direta a criação do mundo bem como sua autoria divina, e por falar em criação, convém informar ao leitor que o texto base acima registrado será apenas para leitura contextual ao sermão, uma vez que irei expor em síntese, boa parte do conteúdo a partir do livro de gênesis.

Gênesis 1;2 narram em detalhes, os atos criativos de Deus(céu, terra e mares, dia e noite, sol, lua e estrelas, seres vegetais, seres aquáticos, seres animais, seres humanos), em fim, o universo e tudo o mais que neste existe.

2- Atos punitivos

Após a queda dos nossos ancestrais(Adão e Eva), Deus os penalizou levando em conta o desvio pecaminoso que ambos consumaram, noutras palavras, Deus não retardou seus atos punitivos para o homem, apesar deste sempre ter sido alvo de sua bondade e do seu amor incondicional. Gênesis 3.7,8

Vejamos algumas reações estranhas à vida comum do casal pós queda(conhecimento do bem e do mal, auto-vergonha, medo de Deus e transferência de responsabilidade/culpabilidade), ainda assim, vale frisar que os atos punitivos de Deus ainda estavam por vir, e detalhe, tanto nos influenciados(Adão e Eva), como no influenciador(satanás), para este, maldição, inimizade e derrota profetizada com respeito ao triunfo da obra sacrificial de Jesus, e para aqueles, multiplicação de dores, maldição da terra, esforço labutante para o sustento vivencial, morte(física, espiritual e eterna), expulsão do lar(do jardim) e impedimento de regresso ao mesmo. Gênesis 3.23,24
Notemos acima um desencadeamento de punições imparcial e integral!

Podemos citar ainda, exemplos mais amplos de outras referências pertencentes ao tópico acima pontuado(o dilúvio, a destruição de Sodoma e Gomorra e a pré destruição de Nínive verbalizada e condicionada ao arrependimento coletivo). Gênesis 7.17;19.24, Jonas 3.4

3- Atos retentivos

São atos que visam entre outros motivos divino, salvar o homem, resgatá-lo, recuperá-lo e restaurá-lo à comunhão com Ele; Independente de circunstâncias, épocas, lugares e povos.

Se recapitularmos os contextos bíblicos já citados, é possível descrever estes atos em tais passagens; no episódio do casal, apesar de tentarem trajar sua nudez, tal atitude não foi o suficiente do ponto de vista divino, uma vez que ambos apesar de terem se vestidos com folhas de figueira, foram vestidos por um traje de pele de animal(tipologicamente uma ação profética alusiva ao sacrifício vicário de Jesus), um ato proveniente de Deus, tipificando já ali que na historia da redenção, os esforços humanos na tentativa de "cobrir" os efeitos do pecado, eram insolúveis, e que portanto somente Deus os poderia redimir! Gênesis 3.7,21

Por ocasião do dilúvio(ato punitivo), Deus continuou redimindo a raça humana, apesar de exercer paralelamente seu ato punitivo em resposta ao dilema pecaminoso do homem de então(maldade, violência, corrupção etc...), bem como sua própria natureza antagônica a tal condição humana, Deus então preserva na arca(ato retentivo) o patriarca Noé, sua família e os animais; Apesar de Noé ter construído a arca, Deus foi o seu orientador para tal engenharia, por fim, após a construção e a vinda do dilúvio, Deus a fechou por fora para preservar os que estavam dentro e punir os que estavam fora, é importante destacar que tal episódio também foi reafirmado por Jesus quanto a uma analogia sobre a brevidade da sua volta. Gênesis 7.5,7,16; Mateus 24.37-39

Sodoma e Gomorra, apesar de serem alvos dos atos punitivos de Deus, por motivos em linhas horizontal(humano) e vertical(Divino), ali mais uma vez o homem é poupado, apesar de uma minoria(Ló e sua família parcial). Gênesis 19.13-17,24

A grande cidade de Nínive(com mais de cento e vinte mil habitantes) também veio a ser alvo dos atos de Deus(punitivo ou retentivo), decorrente da maldade, atrocidade e ferrenha violência imperante, o povo foi advertido previamente com uma mensagem punitiva, verbalizada pelo profeta Jonas, cuja sentença desta era a destruição em massa e com dias contados(40 dias), porém após ouvirem tal mensagem, se arrependeram e se converteram de seus caminhos, Deus então os perdoou(salvou), Jonas 3.3-10;4.11

Considerando o histórico da conduta contradizente dos ninivitas em relação a natureza de Deus, Jonas conscientemente tentou se esquivar daquela missão, justamente por saber que Deus é misericordioso, bondoso e longânimo, e portanto está disposto a exercer seus atos salvíficos em favor dos mais vis pecadores. Jonas 3.1;4.1-4

Por fim, ressalvo os inegáveis e predominantes atos de Deus sob o aspecto de sua soberania e sobre o dilema e o destino do gênero humano, contudo faço uma referência sintetizada a obra sacrificial de Jesus, profetizada no gênesis(antiga aliança) e cumprida nos evangelhos(nova aliança), tal obra compreende cabalmente os três atos divinos acima citados(criativo,punitivo e retentivo), primeiro porque, o mundo só veio a existir por Jesus e para Jesus, e sem Ele nada do que foi feito existiria, segundo, o sacrifício de Jesus foi o único método de satisfação plena pelo qual Deus pai imputou(contabilizou os nossos pecados e os puniu) no Deus filho, terceiro, a obra sacrificial de Jesus também propõe redenção, pagamento, resgate,livramento, salvação! Gênesis 3.15; João 1.3, Atos 4.12, I Pedro 3.18      

A paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

18 Características do evangelho

1º Convidativo Mateus 11.28; Apocalipse 3.20 2º Decisivo Mateus 7.13 3º Dinâmico Mateus 28.18; Romanos 1.16; Atos 1.8, 8.8; I Coríntios 1.18...