Modelo de culto festivo para departamentos musicais

Antes de pautarmos em caráter sugestivo, o assunto "modelo de culto festivo", preciso enfatizar a importância da programação em quaisquer instituição ou departamento(religioso ou secular), isso fala de planejamento e organização prévia de eventos comuns e portanto, previstos para realização; Penso que decorrente dessa demanda que em si, exige toda uma preparação coletiva e também por uma questão administrativa, é fundamental ativar e manter a elaboração de uma agenda anual(calendário festivo).

Dada a possibilidade necessária de tal agenda, normalmente também se escolhe um tema(oriundo de um texto bíblico) e se certifica da idade do departamento, e ainda convida-se formalmente e em consentimento pastoral(preletores, cantores e departamentos musicais).

Acho importante destacar ainda, que tal programação festiva irá se valer da criatividade do departamento no que diz respeito a elaboração(a dinâmica) até a sua conclusão, e deve se levar em conta a comunicação desta, junto as lideranças locais(dirigentes), e não deve comprometer o caráter litúrgico e tradicional do culto como um todo, ou seja, não deve substituir ou atropelar seus elementos(oração, louvor e palavra), tudo deve ser feito com decência e ordem, mas também com liberdade espiritual,(I Coríntios 14.40, II coríntios 3.17), inclusive a sábia administração do tempo(chronos, começo meio e fim), para não exceder a tolerância pós horário final, salvo por intervenção do tempo divino(kairós).

Observado os requisitos comuns acima citados, segue então, o roteiro ou passos sugestivos para a realização de culto de programação festiva na igreja:

1: Oração inicial.

2º Cânticos da harpa cristã ao caráter do culto(no máximo 02 tendo em vista a programação festiva).

3º Distribuição das oportunidades para os departamentos locais de louvor.

4º Certifica-se da preparação do departamento aniversariante e convidá-lo para a entrada no santuário até o local habitual da acomodação dos seus componentes(é interessante o uso de um fundo musical ao caráter do evento, enquanto a posterior apresentação segue em público por um "apresentador": A igreja(denominação), sob a liderança dos(nomes pastores local e estadual), comemora nesta noite de(data), mais um culto de aniversário/ações e graças, pelos seus(quantidade anos) de louvor, o departamento(nome), tem como dirigentes(nomes) e secretárias(os),(nomes), e é composto por(quantidade membros) que adoram ao Senhor que é digno de toda honra, toda glória e todo o louvor!  

5º Convida-se o departamento aniversariante para se por de joelhos e se dirige uma oração de gratidão e interseção a Deus em favor do mesmo.

6º Convida-se a igreja e os presentes para se por de pé em reverência ao uso da leitura bíblica devocional.

7º Convida-se a igreja e os presentes para oração de gratidão a Deus pós leitura bíblica da palavra devocional.

8º Convida-se a secretária para fazer as apresentações e dá as boas vindas aos visitantes(crentes e não crentes), exceto os obreiros(estes, pelo menos na tradição da A.D, ficam a cargo do próprio dirigente complementar a apresentação logo em seguida, mas apenas por uma questão hierárquica).     

9º Convida-se o departamento aniversariante para sua primeira oportunidade de louvar a Deus.

10º Convida-se os cantores e os departamentos do convite formal, para louvarem a Deus, enquanto isso a igreja e demais presentes, são convidados para contribuição voluntária(ofertas e dízimos) para a manutenção da igreja.

11º Convida-se o departamento aniversariante para sua segunda oportunidade(apresentação de uma peça, um jogral, um gesto, etc...), e mais um louvor.

12º Convida-se o preletor para a ministração da palavra e o lançamento do convite aos não crentes!

13º Convida-se um cantor para louvar a Deus interagindo com o preletor e a igreja, enquanto o convite poderá ainda está em andamento.

14º Por fim, a conclusão do culto com os devidos agradecimentos aos convidados e presentes, a oração final e a (benção apostólica, no caso da presença do pastor ou evangelista).

Observe que todo esse roteiro prático para a realização de cultos festivos na área musical, apenas sugere um formato que pode ou não ser aplicado a realidade de sua igreja(denominação), contudo tal roteiro pode ser útil para ampliar sua noção de elaboração de programação festiva, junto aos seus pares, bem como a inclusão adequada de tal programação na composição do culto festivo como um todo, sem contudo inferiorizar seus elementos base(oração, louvor e a palavra), uma vez que cada um destes, tem o seu tempo adequado para ocorrer ao longo do evento, e culto sempre será culto, a ideia é que uma programação festiva por mais brilhante que seja, deve ser elaborada com criatividade, dinâmica, sabedoria, coerência e valorização litúrgica, conforme os requisitos irrevogáveis da própria palavra de Deus.


A paz do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

18 Características do evangelho

1º Convidativo Mateus 11.28; Apocalipse 3.20 2º Decisivo Mateus 7.13 3º Dinâmico Mateus 28.18; Romanos 1.16; Atos 1.8, 8.8; I Coríntios 1.18...