Existiram fatos importantes na vida de Saul?













Texto bíblico: I Samuel 9;10;11


Mais uma vez discorrerei sobre este personagem, na intenção de ampliarmos nossa compreensão sobre fatos relevantes em sua vida, sobre tudo, em sua ascendência ao reinado; Mas afinal, será mesmo que existiram fatos importantes em sua vida? E se existiram, porque as pessoas não costumam comentar? Será que é porque não está na bíblia? É óbvio que não, basta ao leitor prosseguir na leitura deste conteúdo, para tão logo conhecer e entender a resposta ligada ao tema propositalmente interrogatório.

Baseado nos 03 capítulos do livro de I Samuel, foram identificados 27 fatos importantes na vida de Saul, embora tais fatos sejam quase que ignorados e muito pouco considerados, visto que, decorrente do seu vil caráter de puro declínio e decadência moral e espiritual(prepotente, soberbo, maléfico, rebelde e abominável), o seu nome e a sua figura simplesmente tornou-se sinônimo de alguém que é mal, traidor, opositor, invejoso, ciumento, desobediente, enganador, mentiroso, rebelde e perseguidor.

Contudo, embora o rei Saul tenha vivido um histórico de conduta e comportamentos um tanto negativo e hostil ao longo da sua vida e do seu reinado, não quer dizer que em toda a sua vida ele sempre foi assim.

Saul tinha 30 anos de idade quando começou o reinado, 42 anos reinou sobre Israel, era um homem casado e pai de 05 filhos(03 homens e 02 mulheres). I Samuel 13.1; 14.49,50

Apesar de sua imagem transparecer tamanha maldade, não podemos e nem devemos "demonizar" seu personagem(infelizmente, vemos isso sendo ensinado e amplamente divulgado como se nada, absolutamente nada de Deus tivesse acontecido em sua vida no primeiro momento do seu episódio), isso não é correto e não é bíblico, Saul apesar dos pesares era uma pessoa humana e não um demônio; Em um dos piores níveis de seu declínio espiritual(esvaziamento de Deus), o Espírito do Senhor se retirou dele, e Saul foi literalmente atormentado por uma entidade maligna. I Samuel 16.14

Portanto, todas as vezes em que nos referimos a Saul apenas como "personificação do mal", tenhamos o cuidado de não inferirmos em nosso senso racional apenas isto e somente isto em detrimento de tudo o mais que Deus realizou em sua vida.

A intenção aqui não é isentar suas inúmeras falhas, se assim o fosse nem as teria citado.
O objetivo é que tenhamos a capacidade de ampliar nossa compreensão acerca dos fatos relatados como um todo(negativos ou positivos), a fim de que com isso também seja possível visualizar as obras de Deus e o Deus das obras agindo e interagindo no humano, apesar de suas fraquezas.

Que consigamos servir melhor ao Senhor, e mesmo que ao longo do caminho, nossas falhas(por palavras, por pensamentos ou por atos) queriam dificultar nossa caminhada cristã, não percamos a sensibilidade espiritual de arrependimento(confissão, abandono e regresso de volta para a direção e a presença Deus), pois tal virtude sempre será necessária ao homem, em razão de sua natureza caída e sua estrutura frágil(pó e cinza), infelizmente esta não foi perceptível na vida de Saul, eis aqui um dos maiores fracassos de sua jornada(ausência de arrependimento).

Contudo, não seria racional nem inteligente limitarmos nossa capacidade de compreensão sobre fatos raramente consideráveis com respeito ao rei Saul, é importante sabermos que em sua vida houve intervenção, capacitação e habilitação divina, e intervenção esta que mudou o seu coração, mas se ele não se manteve nesta mudança, não continuou na direção de Deus, não honrou a Deus pelo que recebeu e não fez caso de sua vida com Deus, isso nos remete a uma situação já recentemente citada.

Pensemos por um momento, quantas pessoas foram escolhidas por Deus, receberam os benefícios de Deus, e ainda assim, o rejeitaram? A própria nação de Israel e até mesmo outros reis foram reincidentes no ato com relação a determinadas práticas pecaminosas, embora não ao mesmo nível do rei Saul; Quantas pessoas no presente, não se encontram afastadas ou desviadas de Deus, interessante é que tais pessoas um dia foram chamadas por Deus, receberam as bençãos de Deus, sentiram a presença de Deus, demostraram devoção a Deus, andaram com Deus, em fim, gozaram de experiências reais com Deus, porém hoje não servem mais a Deus! Também o rejeitaram, trocaram ou substituíram pelo mundo, pelo pecado, pelo eu, pelo poder, pela fama, pela riqueza desonesta, e no pior degrau da mais baixa degradação, depravação e principalmente rejeição e rebeldia humana, estas pessoas ao invés de tentarem regressar e se curvarem a Deus em arrependimento, se curvaram e se entregaram ao diabo e suas ofertas.

Isso é lamentável, mas infelizmente são fatos e fatos reais, contudo, que o Deus onisciente, onipresente e onipotente, faça prevalecer o seu amor, a sua santidade, a sua justiça e a sua bondade, e continue usando de misericórdia para com todos, opere com libertação, com renovação, convença e os conduza a meios de arrependimento, e por fim, lhes confira a tão grande e insubstituível salvação, outorgada única e exclusivamente na perfeita pessoa do Senhor Cristo Jesus(rei dos reis e senhor dos senhores); A ele toda honra, a ele toda glória,, a ele todo louvor, a ele toda adoração, a ele todo o domínio, a ele toda confissão, no céu e na terra e debaixo da terra amém! Poque dele por ele e para ele são e foram criadas todas as coisas visíveis e invisíveis, sejam tronos e principados. Neemias 9.6; Romanos 11.36; Colossenses 1.16;2.10,11

Tendo discorrido em uma síntese introdutória, abordarei os fatos consideravelmente importantes, ocorridos na vida de Saul, registrados e narrados na bíblia, porém muito pouco pregado, notado, comentado e ensinado, isso porque de um modo geral e natural, nós temos dificuldades para identificar os pontos positivos em alguém e facilidade de identificar os pontos negativos em alguém, por incrível que pareça, somos tão focados em detectar falhas alheias, que até quando não encontramos falhas aparentes, colocamos uma para a pessoa não ficar sem, e se a pessoa for um exagero de caráter reprovável igual a Saul, aí é que as chances de identificar pontos positivos serão praticamente impossíveis de visualizar.

Contudo lhe convido a fazer comigo, uma releitura bíblica concernente ao início de sua trajetória com vistas aos primeiros momentos um pouco antes e durante sua oficialização para o reinado, bem como sua pós atuação recente no exercício deste.

I Samuel 9.2,3,4 OBEDIÊNCIA PATERNAEmbora não dispondo de informações bíblicas detalhadas sobre toda a trajetória da vida de Saul(infantilidade e juventude), consideraremos os escritos aqui, a partir do relato em apreço.
Saul era um jovem belo em sua aparência física, contudo, mais importante do que a sua beleza, foi a sua obediência paterna; Após uma ocasião em que gerou prejuízo e preocupação(as jumentas se perderam), Quis(pai de Saul), lhe dá a uma ordem na tentativa de uma possível restituição, e logo Saul lhe obedece sem quaisquer dificuldades ou relutância.

I Samuel 9.5 CUIDADO COM O BEM-ESTAR PATERNO: A ordem do patriarca foi procurar, e isso eles fizeram incessantemente, contudo não conseguiram encontrar as jumentas.
Saul foi sensível e sensato em entender que já haviam gastado muito tempo na busca, e caso eles continuassem procurando, a situação se tornaria ainda mais grave, uma vez que o seu pai(muito mais importante do que a procura sacrificante pelas jumentas), também já estaria triste com a demora do regresso deles.

I Samuel 9.6-9 CUIDADO HONROSO AO HOMEM DE DEUS: Apesar de ser um costume da época, quando Saul ouviu o seu moço(servo) lhe falar que ainda existia um último recurso motivacional para continuarem focados em encontrar as jumentas, ele teve o cuidado de lembrar que deveriam levar presente para o homem de Deus, embora em si não tivesse mais nada, o seu moço afirmou ter consigo alguma coisa.

I Samuel 9.6,10 SUBMISSÃO: Saul, mesmo preocupado com o possível estado do seu pai, ouviu e aceitou se submeter ao conselho do moço, que na ocasião era simplesmente o seu servo.

I Samuel 9.10 CONFIANÇA: Tendo aceitado a submissão ao conselho recebido, Saul também deposita confiança nas palavras experientes do seu servo, uma vez que senão estivesse seguro no que ouviu, seus sentimentos teriam falados mais alto e jamais teriam prosseguido.

I Samuel 9.11-13 PERSEVERANÇA: Saul e o moço não desistiram de procurar e até mesmo de pedir ajuda as primeiras pessoas que encontraram, sabiam que estavam na cidade, mas não sabiam quem era o homem de Deus e aonde ele estava.
Perceba que eles estavam tão focados em cumprir a missão(encontrar as jumentas de seu pai), que não perceberam as mudanças das circunstâncias nas quais estavam submetidos.

Embora o objetivo fosse procurar as jumentas, o fato é que eles estavam mudando o roteiro e também mudando a prioridade(procurar o homem de Deus, a fim de que este lhes revelasse aonde estavam as jumentas).

I Samuel 9.14 O ENCONTRO COM O HOMEM DE DEUS: É aqui que começaremos a entender melhor, uma narrativa progressiva de um mistério divino sendo revelado para o humano, o fato é que eles estavam procurando o homem de Deus(o profeta Samuel), porém outro fato é que naquele dia o homem de Deus já estava com uma agenda marcada pelo próprio Deus, portanto, as aparentes circunstâncias e as atitudes que os mobilizaram até aquela cidade(a perda e a intensa procura pelas jumentas do seu pai, o conselho do moço como a última alternativa com garantia de solução, as atitudes de Saul, a ida de ambos até a cidade e a procura perseverante pelo homem de Deus), não seria e nem poderia ser uma mera coincidência, obra do acaso ou do destino; E isso é tão visível e tão inquestionável na descrição do texto em si, que quando o homem de Deus os viu ainda a certa distância(no meio da cidade), logo se apressou para o encontro e a recepção.

I Samuel 9.15,16 A REVELAÇÃO DA ESCOLHA COMO UM DOS PROPÓSITOS DE DEUS: O profeta ouviu de Deus, uma revelação verbal acerca de seus propósitos gerais e sobre tudo benevolentes para com a nação de Israel como um todo, e não apenas para um indivíduo, uma família ou uma tribo(Benjamim).

Apesar do insistente clamor da nação pelo começo de um governo monárquico e não mais teocrático, não significa dizer que o governo de Deus deixaria de se manter em total evidência; O que na verdade estaria por acontecer, entre outras coisas, era a instituição de uma forma de governo(autoridade delegada), totalmente dependente e submisso ao governo de Deus(eterno, absoluto e soberano).

Se por um lado o Senhor os advertiu acerca das duras consequências oriunda da decisão de quererem um rei, por outro, o Senhor em sua misericórdia sempre os ajudou agindo de compaixão, considerando a amplitude de atuação do seu governo desde a libertação egípcia, o Senhor continuava vendo o clamor do povo e as suas aflições, muitas delas decorrentes de seus próprios pecados, o que também implicava em diversos ataques de nações inimigas como os filisteus por exemplo, aqui mencionados pelo Senhor.
Evidentemente este quadro histórico da nação escolhida, tornou-se por vezes reincidentes(o povo pecava, o Senhor os julgava e sentenciava, o povo se arrependia e o Senhor os perdoava).

Mas voltando agora a Saul, seu encontro fora pré-determinado pelo Senhor, com local, data e hora marcada, bem como a descrição de sua identificação territorial e tribal.

É indiscutível que quando o Senhor escolhe, não importa o local aonde a pessoa está, é possível que mandem chamar como no caso do jovem Davi, mas também é possível que o próprio Deus trabalhe nas circunstâncias aparentemente adversas e meramente materiais, para no fim das contas Ele mesmo afirmar que trás de lá para cá, como no caso de Saul.
Assim sendo, sob a ótica do privilégio de ser escolhido por Deus, o que prevalece não é o que a pessoa sabe ou o que não sabe, não é o que a pessoa faz ou o que não faz, não é o que a pessoa tem ou que não tem, também não é o que a pessoa é ou o que não é; Mas o que Deus sabe, o que Deus vê, o que Deus faz, o que Deus tem e o que Deus é; Nem preciso recitar outros tantos personagens que independente de todas estas coisas, Deus os chamou, Deus os escolheu, para realização de seus projetos justos, amorosos e bondoso.

I Samuel 9.17-20 CONFIRMAÇÃO PARA O GOVERNO: Estando já Saul bem próximo do profeta Samuel, o Senhor confirmou seus propósitos em particular(Deus e o profeta).
Embora tudo isso acontecendo da parte de Deus, até aqui Saul não sabia nada, ele também não conhecia o vidente, até que este se identificasse e lhe assegurasse a definitiva solução para o motivo da sua procura(as jumentas perdidas foram encontradas).

10º I Samuel 9.20 A SURPRESA: Após ter recebido a resposta que veio buscar, Saul ficou mais tranquilo, contudo após o que ele ouviu além da resposta, simplesmente o deixou impressionado, é aqui que vamos prosseguir em uma série de acontecimentos extremamente importantes na vida de um escolhido, uma verdadeira interação edificante de Deus para com o homem, vejamos então:

11º I Samuel 9.21 HUMILDADE: Saul ainda perplexo e admirado com tais palavras dirigidas para ele, demonstrou uma nobre atitude de humilhação ao confessar sua incapacidade, e é importante que se diga, não foi uma humilhação fingida, mas sincera, embora mais tarde, suas atitudes e seu caráter o tenha contrariado com respeito ao presente momento.

12º I Samuel 9.22-24 A HONRA: Em sintonia aos contextos honrosos que a humildade proporciona(a quem se humilha Deus exalta e diante da honra vem a humildade), Saul foi extremamente honrado com um banquete que já estava preparado para tal ocasião.

13º I Samuel 9.25-27 O RELACIONAMENTO EM PARTICULAR COM O HOMEM DE DEUS: Após o brilhante banquete de honra para o iminente rei de Israel, Samuel e Saul tiveram um momento a sós, somente eles e Deus, note que o moço de Saul continuava presente, porém o profeta pediu para que o mesmo seguisse um pouco a frente, a fim de conversar abertamente e particularmente, sobre todas as palavras de Deus e por conseguinte, cumprir em sua vida tudo o que já estava determinado.

14º I Samuel 10.1 A UNÇÃO: Aqui acontece um rito simbólico daquilo que Deus estava cumprindo mediante tudo que falou ao profeta, ao ser ungido por Samuel, Saul estava na verdade sendo ungido por Deus, sendo consagrado e separado para o exclusivo exercício do reinado.

15º I Samuel 10.2-6,9-13 O RECEBIMENTO E O CUMPRIMENTO DE UMA PROFECIA COM PRECISÃO DE DETALHES: Já bem próximo de Saul se despedir, o estimado profeta Samuel lhe entregou uma profecia para cumprimento cabal em dado momento do seu regresso, logo que estivesse no território de sua tribo(Benjamim).

16º I Samuel 10.2 CONFIRMAÇÃO DA RESTITUIÇÃO DA PERDA: Este foi o primeiro aspecto da profecia(ordem material), Saul iria encontrar e ouvir de 02 homens, a confirmação de que as jumentas do seu pai(as quais ele e moço tanto procuraram), finalmente foram encontradas; Apesar de no segundo aspecto(ordem familiar), Saul também ouviria que a preocupação de seu pai Quis, agora era com ele(filho)

17º I Samuel 10.3,4 PROVISÃO: De acordo com o terceiro aspecto, 03 homens que seguiam para Betel(oferecer sacrifícios a Deus), iriam encontrar Saul, lhe saudariam e lhe dariam 02 pães.

18º I Samuel 10.5-6,9 MUDANÇA DE CARÁTER: Por mais incrível que nos pareça acreditar, quando ampliarmos o panorama da posterior conduta deste personagem, o que mais nos chama atenção, são as muitas falhas que cometeu, conduto, nunca devemos considerar tais falhas em detrimento de tudo o que o Senhor estava operando em sua vida, nem tão pouco pensar que tudo que o Senhor fez foi inútil, uma vez que não apenas Deus é importante, mas tudo o que Ele faz no homem(pecador), também é importante, uma coisa não anula a outra. Pense nisso!

A verdade é que nenhum dos mortais são dignos de receberem as dádivas de Deus! E tudo só é possível porque o próprio Deus tomou a iniciativa de entregar, e tornou possível o que era impossível. Pense nisso!

Este foi o quarto aspecto da profecia, apesar de ser dito que aconteceria justamente no mesmo território em que os filisteus(inimigos) estavam acampados, o fato é que já bem no momento da despedida, Deus literalmente mudou o coração de Saul.

Mais adiante, Saul encontraria um grupo de profetas cultuando ao Senhor, com instrumentos musicais e profetizando.
O Espírito do Senhor então o tomaria, e logo Saul profetizaria e se tornaria como um deles, ou seja, um outro homem impactado pelo mover de Deus(sentindo e profetizando pelo mesmo Espírito, o que tais profetas sentiam e profetizavam), embora posteriormente, este mesmo Espírito se retirasse dele, visto que o seu caráter humano não mais correspondia com o divino! I Samuel 16.14


19º I Samuel 10.7 A PRESENÇA DE DEUSMediante toda a profecia com seu fiel e posterior cumprimento, o profeta Samuel estimula e motiva Saul a fazer tudo conforme o que cada ocasião pedisse, porque o Senhor era com ele.
Na vida e no ofício de uma liderança, este é um fator insubstituível, assim falou um líder: Se a tua presença não vai comigo, não nos faça sair daqui! Êxodo 33.15    

Repare até aqui, como é perceptível as mudanças na conduta de um homem que está agindo dentro da direção de Deus, correspondendo com a chamada de Deus e está na presença de Deus.
Agora também nem preciso enfatizar como será diferente a conduta deste mesmo homem, fora da direção de Deus, fora da vontade de Deus e fora da presença de Deus!

 20º I Samuel 10.14-16 PRUDÊNCIA: Após ser questionado pelo seu tio sobre praticamente tudo, Saul não respondeu tudo, mas apenas o básico, se manteve prudente por não revelar as coisas do reino, não saiu pelas ruas tocando trombetas sobre o que o profeta lhe revelou nem o que Deus lhe havia feito, soube aguardar em particular, o tempo de sua apresentação em publico.

 21º I Samuel 10.17-26 RECONHECIMENTO E HONRA PÚBLICA: Após todas as etapas até a preparação de Saul, chegou o tempo do profeta Samuel anunciar publicamente e registrar em um livro, este que seria o primeiro rei de Israel.


O discurso dirigido foi um tanto pesado, uma vez que o Senhor reafirma, a nação o havia rejeitado, apesar de tudo o que lhes havia feito desde a época do cativeiro egípcio.
É feito um outro rito entre as tribos, apenas para apresentar o iminente candidato ao povo, que por sua vez estava escondido, talvez por está com vergonha, com medo e se sentindo perplexo diante do ofício, aqui é importante lembrar a origem de sua tribo(Benjamim).

Contudo Deus revela aonde Saul estava escondido(por entre as bagagens), e logo o povo o tomou e romperam em gritos exclamando: Viva o rei!
Após esta cena, Saul é visto regressando para casa, e com eles uma equipe de homens que Deus também mudou o coração!

 22º I Samuel 11.1-06 DESAFIOAssim começou o desafio do seu reinado, com o primeiro insulto de uma das nações inimigas(os amonitas), estes exigiram fazer aliança com Israel, na cruel e ferrenha condição de lhes vazar os olhos direito, Israel por sua vez se sentiu despreparado para guerrear, apelaram para um acordo pacífico.
Na ocasião, os anciãos de Israel foram sábios, exigiram um período de 07 dias para decidirem ou se entregar ou encontrarem alguém capaz de os livrar.
O texto enfatiza que o rei Saul era um homem do campo, uma vez que cuidava dos animais, e no momento em que ele está regressando de sua costumeira atividade rural, recebe a triste notícia que fez o povo chorar.
Ao se preocupar com o povo, o rei Saul não agiu por intuição própria, mas foi tomado pelo Espírito do Senhor e se ardeu em ira contra a tamanha crueldade dos amonitas, e partiu para a primeira, de suas batalhas, alias, Saul não era apenas um rei mas também um guerreiro habilidoso, embora à frente, incapaz de superar os seus próprios desafios internos(o eu).

23º I Samuel 11.7-8 CONVOCAÇÃO PARA OBEDIÊNCIA E UNIDADE IRRESTRITA: O rei Saul promove a morte de alguns animais envia a todo o território de Israel e pressiona o povo a obedecer e a se unir as lideranças(o rei Saul e o profeta Samuel), do contrário seus animais seriam mortos; O resultado foi imediato, o temor do Senhor caiu sobre o povo e se uniram como um só homem, contou-se 300 mil homens e de Judá 30 mil homens.

24º I Samuel 11.9-11 ESTRATÉGIA DE GUERRA E RESULTADOS: Ao se dispor como instrumento de Deus,  o rei Saul conseguiu reverter a situação mesmo antes da vitória consumada sobre os amonitas, segundo o texto, quando o povo de Jabes receberam a notícia de que não estavam só e que receberiam reforço, o choro cessou e a alegria imperou.
O rei Saul estrategicamente, dividiu o exército em três grupos, ou seja, planejou um ataque tão eficiente, que os amonitas sobreviventes se espalharam sem se quer ficar dois deles juntos.

25º I Samuel 10.27; 11.12,13 MISERICÓRDIA: O rei Saul ao ter sido rejeitado pelos filhos de Belial, na ocasião fingiu que nada ouviu com respeito a censura deles, aqui um caso pior é incitado entre o povo, uma vez que agora querem matá-los a fim de vingar a censura, a zombaria e a rejeição ao rei Saul, contudo, este por sua vez, não permitiu tal ação.

26º I Samuel 11.13 RECONHECIMENTO E ATRIBUIÇÃO DA VITÓRIA A DEUS:
O rei Saul foi sensível o suficiente para glorificar a Deus e lhe atribuir a vitória conquistada.

27º I Samuel 11.14,15 ALEGRIA: Após o profeta Samuel ter convidado o rei Saul e o povo para adorarem ao Senhor em Gilgal, e ali renovarem a aliança monárquica, Saul muito se alegrou.

Conclusão

Finalizo enfatizando a possibilidade e a importância de ampliarmos nossa capacidade de entendimento sobre os assuntos, a fim de termos uma compreensão mais racional, aguçada e equilibrada, sobre determinados fatos como um todo.

Observe que todas as referências bíblicas(I Samuel capítulos 9,10 e 11) citadas como base para elaboração dos tópicos deste sermão, permitiram gradativamente o seu desenvolvimento, ou seja, a exposição de vários fatos positivos na vida de Saul, e só para relembrar, a maioria destes, provenientes diretamente da parte do Senhor, embora na continuidade do seu reinado Saul não mais permanecesse honrando os princípios divino, uma vez que insanamente os havia rejeitado e literalmente se rebelado contra o próprio governo que de quem um dia o havia promovido(Deus).

Entendo que mesmo tendo exposto esses fatos importantes na vida de Saul, mais importante ainda era que este permanecesse bem com Deus e chegasse ao final da sua vida bem com Deus, visto que para as suas falhas, o arrependimento não lhe estava extinto, e nem mesmo o perdão do Senhor.
Só conheço um caso bíblico em Deus literalmente endureceu o coração de um homem, mas este homem não era Saul e sim o rei egípcio(contextos bem diferentes). Êxodo 7.3

É importante que se diga, nós não aprendemos apenas com os acertos, mais também com os erros(nosso ou do próximo, como no legado do rei Saul por exemplo, este servi-nos de alerta e advertência sobre como Deus trata imparcialmente tais condutas com justa punição), Saul foi o primeiro rei escolhido por Deus para acertar, mas é óbvio que Deus já sabia que ele iria errar; Logo, seria uma ignorância nossa pensar que Saul(homem) nunca iria errar, mas o fato dele errar também não queria dizer que Deus não estivesse disponível para corrigi-lo e o fazê-lo prosseguir.

Dito isto, temos na expansão da bíblia e neste assunto específico, uma vista panorâmica de duas grandes verdades(a soberania de Deus e a liberdade humana).

Nosso intuito aqui, é que o leitor entenda que apesar de termos a possibilidade de uma compreensão mais ampla dos fatos, sabemos que nem todas as coisas serão de fato bem compreendidas por nós.

Contudo, mesmo nos casos em que não tenhamos tal dimensão de compreensão, creiamos incondicionalmente na soberania do Senhor! E a partir desta vista panorâmica, sejamos mais crentes conscientes quanto ao uso coerente da nossa liberdade, menos questionadores e muito mais adoradores!

Por exemplo, é possível ouvirmos perguntas do tipo:
Porque Deus promoveu Saul se já sabia que este iria pecar, não ira se arrepender e ainda iria se rebelar?
Resposta= Deus é soberano, ele sempre sabe o que faz, e o que faz é sempre o melhor! Embora Saul, em dado momento não mais o correspondesse, uma vez que a sua responsabilidade humana havia falhado por ter discorrido em práticas pecaminosas e não ter buscado o devido arrependimento.
No entanto, nada disso diminuiu, ofuscou ou anulou os fatos da soberania de Deus em sua vida, em seu reinado e na própria nação como um todo, visto que, o operar de Deus foi muito mais excelente do que todo o caos social de ordem moral e espiritual! Pois apesar de tudo, Deus não havia perdido o controle do seu governo absolutamente em nada, quem havia se desequilibrado era Saul e o seu governo, mas o governo de Deus sempre se manteve equilibrado!

Observe que mesmo com todo o juízo e punição sobre a sua vida, Saul não tinha quaisquer razão para atribuir a Deus o seu fracasso e nem a sua queda, mesmo o Senhor em sua soberania o havendo chamado.

Baseado neste contexto, é lamentável o que muita gente tenta fazer(excluir sua responsabilidade, dá uma de vitima e atribuir os fatos infortúnios de sua vida, de sua família e de sua nação ao governo soberano de Deus), providos de meros questionamentos descontextualizados, isolados e mal intencionados(egoísmo, preconceitualismo, sentimentalismo, emocionalismo), sem quaisquer razão para tal!

Caro leitor, tive a necessidade de fazer aqui este último argumento, mais meu anelo em Cristo, é que eu possa ter contribuído com a sua capacidade de visão e compreensão dos fatos aqui abordados, bem como a sua edificação moral e espiritual.

Costumo sempre afirmar que os conteúdos expostos deste blog, não trás consigo quaisquer exaustão dos assuntos postados, principalmente porque o autor reconhece suas limitações, e ao mesmo tempo também entende que existem outros níveis de conhecimentos mais profundos(cultural, geográfico, histórico e teológico).

Que o Senhor o abençoe, obrigado pela leitura e até o próximo conteúdo, caso tenha gostado das mensagens(espero que sim)! 

A paz do Senhor!

Mãe, Mulher Amável e Especial















Mais uma data memorável a uma pessoa tão amável,

Mãe, sua data é alusiva, é significativa, é divertida e também descontraída, 


Sua data é alegria e é honra especial,

tudo porque para gente, és uma mulher diferente, és uma mulher sem igual. 

Mãe, amor indescritível, 

Mãe, amor insubstituível.

Mãe, suas palavras sempre sábia e seus conselhos bondoso,

Me faz sentir no meu peito o quanto ti amar é gostoso.

Mãe, seu olhar é o mais sincero, o mais meigo e o mais belo,

Dentre todos os olhares, seu olhar é o que mais quero.

Mãe, seu sorriso me faz bem, me faz feliz, me faz alguém,

Receber o seu sorriso é sentir seu paraíso existindo em mim também.

Mãe, me desculpa pelas vezes, que sai a procurar, outras pessoas no mundo em quem pudesse imitar,

Ti confesso fui um bobo, e minha procura em vão,
Pois somente em você, eu vi tanta inspiração.

Mãe, enquanto deixei de vê a sua vida exemplar, 

Sem querer ti obedecer e as vezes a questionar.

Mãe, eu costumava errar por não saber acertar,

Contudo hoje eu reconheço que sua vida sem preço,
fez minha vida mudar.

Mãe, agora que aprendi o que você me ensinou,

Quero sempre está contigo e sentir o seu amor.

Mãe, se uma benção me trás paz, 

Assim é você para mim, pois muito me satisfaz.

Mãe, sua vida me ensinou o que aprendi de verdade,
O que nunca aprendi, em escola ou faculdade,
Mas quero ainda aprender, você e eu, eu e você, 
Sem me importar com a idade.

Mãe, quero hoje ti dizer que és o meu ideal, és meu bem, és minha paz, que afasta do mal,

Assim digo e reafirmo, 
Além do dia de hoje, quero sempre está contigo.

Mãe, quer saber, sempre precisei de você,
Pois antes mesmo de nascer, você cuidou do meu ser.

Mãe, um discurso é muito pouco, de tantas coisas que faz,
Não costumo vê seu nome, em outdoor ou cartaz,
Mas isso não quer dizer, o quanto tu és demais.

Mãe, aqui vou finalizando esta humilde homenagem,
Mas ainda declarando que és mulher de coragem.

Mãe, seja jovem, adulta ou idosa,
Sua vida é para nós, uma dádiva preciosa.

Mãe, minha vida ao seu lado é sempre muito legal,
Principalmente porque, és minha mãe, és muito especial.


MULHER
AMÁVEL
ESPECIAL

04 Sinais da rebelião de Saul

Texto bíblico: I Samuel 15.1-35


Ao discorremos sobre este assunto, sinto-me no dever de descrever em síntese, o que é uma rebelião? Como identificar seus sinais? E por último, como reprimir, inibir, ou pelo menos amenizar seus impactos no dado contexto de sua disseminação?
"Rebelião" quer dizer revoltar-se contra algo ou contra alguém, é o mesmo que rebelar-se ou assumir uma postura oposta a outra parte da qual estava sujeito ou submetido até então; Sua definição é ainda mais simples quando descreve, ato de oposição a uma autoridade dominante.

A possibilidade de identificar este ato se dá pelo fato de sua atuação normalmente violar em público, ordens que via de regra são de interesse comum quanto ao cumprimento coletivo.

Por fim, suas ações poderão ser reprimidas ou pelo menos amenizadas, contudo, suas consequências dificilmente serão, visto que o(s) rebelde(s) na maioria das vezes não aceita(m) abandono e regresso(arrependimento) que demonstre um despojo sincero de suas ações.
Interessante notar que estas pessoas não se arrependem por estarem com vergonha ou timidez, não fazem por estarem inchadas em seus orgulhos inflamados, Que o Deus dos céus tenha misericórdia de tais pessoas!

Caro leitor, você já conheceu ou conhece pessoas que agiram com pura rebeldia? Sinto-lhe dizer, mas o quadro bíblico de sansões aplicadas a tais pessoas é muito triste, vergonhoso e lamentável.

Tendo exposto a introdução acima, irei desenvolver a partir de agora, 04 sinais da rebelião de Saul, porém ciente da existência de outros.
Lembro que em todos os sermões publicados aqui, faço valer a proposta deste Blog(postar à luz da bíblia).

1º DESOBEDIÊNCIA - Nem toda desobediência em si, se caracteriza rebelião, mas toda rebelião tem como uma de suas características a desobediência.
Este foi o ato insano presente na vida deste líder, embora no início da missão tivesse este consciente de seu papel, e aparentemente se portado com devida obediência e submissão face a uma ordem divina que lhe fora entregue por intermédio de um profeta.

De acordo com o desenrolar do texto, este foi o primeiro sinal explícito, que adiante culminaria para a rebeldia, na medida em que se expandia no seu coração, uma desobediência ali, outra desobediência aqui... Lembremos que este é o jogo sujo do diabo, fazer dos filhos de Deus filhos rebeldes, repense comigo que sentimento mais ardiloso e enganador: O homem rebelde continua sendo filho de Deus e gozando de Sua presença com paz e santidade, mesmo que continue sendo rebelde aos seus preceitos, ao seu caráter e a vontade soberana de seu Pai celestial; E tudo isso, como se nada tivesse acontecido; Será que realmente é isso que a bíblia nos assegura? Leia por exemplo: Hebreus 12.5-14.

Versos 1-3 O profeta Samuel lhe fala primeiro sobre a origem do ofício monárquico, (Quem o ungiu e para que ungiu?), deixando claro para o ungido, o Deus que o havia escolhido para o reinado, era o Deus que agora lhe estava verbalizando uma ordem inalterável e irrevogável, portanto, uma ordem para cumprimento cabal. 

Tendo em vista a origem e a natureza desta ordem(divina), não cabia ao rei Saul alterar, julgar e sentenciar a missão ao seu bel prazer, uma vez que a própria ordem era um decreto composto de julgamento e sentença pré-estabelecidos, por sinal reto e justo.

Verso 4, Saul começa então a executar a missão, convoca o povo e prepara seu exército(duzentos e dez mil homens).

Versos 5,6,7 ele chega até o local, monta o seu plano de guerra e começa a matança.
Verso 8,9 ele caracteriza a desobediência individual e coletiva; Mesmo com a matança já executada a certo ponto, sua missão não estava concluída, deveria continuar conforme o verso 3 e a reafirmação mais tarde no verso 18, porém ao invés disso, ele poupou a vida do rei Agague e o povo não quis matar tudo o que Deus havia ordenado matar(parcialidade), ou seja, "o poder de uma decisão desobediente do líder também operou nos seus liderados, interessante é que todos animais que encheram a vista eles pouparam, mas todos os animais desprezíveis eles mataram; Observe aqui a imperfeição da justiça humana, se é que devo chamar de justiça, acho que ficaria melhor infidelidade e injustiça humana face ao decreto de Deus, e ainda desequilíbrio e parcialidade generalizada.    

Saul precisava entender que apesar de rei, não passava de uma autoridade delegada e submetida a ordens soberana, a ele não cabia outra coisa senão obediência; Depois que fez do que fez, não adiantou pedir desculpas farrapadas ao intermediário(profeta Samuel), chorar pelo leite derramado, dá uma de vitima e no entanto, inocentando a si e transferindo a sua culpa para o povo, e isso o fez por mais de uma vez. Versos 15,17,21,22

Caro leitor, ao culpado Deus não tem por inocente. Naum 1.1-3, a balança da sua justiça só tem 01 peso e 01 medida(equilíbrio e imparcialidade), se o reinado de Saul também tivesse que ser pesado igual Deus pesou o reinado de Belsazar(rei da Babilônia), certamente as palavras do Senhor seriam as mesmas: "Contou Deus o teu reino e o acabou, pesado foste na balança, e foste achado em falta". Daniel 5.26,27; Provérbios 16.11;20.10

Como ainda estou dando ênfase ao primeiro sinal, porém já caminhando para conclusão deste, é importante destacar que Deus não aprovou a ação de Saul quando este preservou a vida do rei Agague e dos animais, isto contrariava a ordem, mesmo sendo os mais excelentes dentre os rebanhos para posterior sacrifícios oferecidos a Deus.

Devemos lembrar que sacrifícios oferecidos a Deus desprovidos de obediência não glorifica o seu nome, não corresponde com a sua vontade e nem comunga com o seu caráter, portanto, do que adiantou Saul e o povo guardarem o melhor do rebanho se não foram capazes de oferecer para Deus o melhor de suas vidas? Pensemos nisto, Deus não se contradiz, seja nos seus decretos, na sua vontade ou no seu caráter, Ele também não se engana com as aparências do homem, as vezes, as intenções e os atos deste podem até parecer bom, mas somente o Deus do profeta Samuel é sábio o suficiente para entender, e justo o suficiente para julgar se tais intenções e atos, devem ser aprovados ou reprovados, aceitos ou rejeitados; No caso em pauta, infelizmente não houve aprovação nem aceitação, embora inicialmente fosse Saul um homem escolhido, habilitado e ungido por Deus. I Samuel 9.15-17;10.1,6,7,9,24;15.17

Por fim notemos o seguinte, a pesar da presente incoerência deste monarca, a escolha e a consagração de Deus não o isentava de suas responsabilidades no exercício do seu reinado.

"Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar". I Samuel 15.22

2º REJEIÇÃO (AUTORIDADE/PALAVRA/DEUS) - Todo rebelde normalmente é conhecido por rejeitar palavras alheias, formar opiniões próprias, seguir caminhos próprios e engodar seguidores que aceitem suas manipulações, objetivando interesses egoístas e favoráveis a si, se você conhece pessoas que aqui e ali costumam contrariar o nobre ofício de suas lideranças com tais ações, não se engane, é possível que exista sentimentos facciosos característicos de uma possível rebeldia(rejeição). I Samuel 10.27;Hebreus 13.17; Romanos 13.1-4
Por outro lado, é importante não confundir rebelião com manifestação, o povo pode se manifestar contra irregularidades de uma autoridade política/religiosa prejudicáveis ao bem comum, como no caso do rei Saul, em dado momento o povo se manifestou contra ele e o abandonou, contrariando os seus ideais, sem contudo terem se rebelado.I Samuel 13.8,11;14.45

Este segundo sinal também foi uma caraterística muito negativa e bastante expressiva no caráter de Saul, lá atrás foram os filhos de Belial quem diretamente o havia rejeitado, mas aqui foi o próprio Saul quem rejeitou não apenas a autoridade constituída(profeta), mas a palavra de Deus e o próprio Deus.

Verso 10,11, As palavras de Deus rejeitadas por Saul, mais uma vez são direcionadas ao profeta Samuel, na ocasião o Senhor relembra ter sido Ele quem o havia posto no reinado, mas que agora estava preocupado(arrependido) com a nação e este rei até então.
No presente texto, Deus está verbalizando o seguinte, no momento em que Saul rejeitou sua ordem(suas palavras), este também rejeitou ao Senhor, ou seja, no momento que Saul cometeu a desobediência, também cometeu a rejeição dupla(contra a palavra e contra Deus).

Saul estava discorrendo em uma série de pecados gravíssimos, no entanto Deus em seu amor, bondade e misericórdia não o penalizou com morte e nem mesmo o feriu, apenas iria tocar no que para Saul passou a ser mais importante(o reinado "e tudo que este lhe podia proporcionar"), contudo, é muito óbvio que quando Deus toca em algo para o qual temos profunda e total inclinação, nosso caráter haverá de se expor, positivo ou negativo, e na medida em que Deus o confrontava em sua rebeldia impenitente e relutante, e em sua conduta irreverente e inaceitável para a continuidade no reinado, mas ele se esvaziava do seu ego e ao mesmo tempo se deparava com seus próprios sentimentos literalmente materializados: Fragilidade, inutilidade, insegurança, medo e impotência(apesar de rei).

Caro leitor, deixe-me lhe dizer algo aqui, para o rebelde a corda é curta, pode ser quem for e o que for(líder ou liderado), na presença de Deus não tem rebeldia que consiga prevalecer com êxodo por muito tempo, aliás, nenhuma rebeldia terá sucesso em si, haja vista a própria trajetória do rei Saul comprovar quão fracassado ele foi, exceto no curto período em que se portou na majestosa presença de Deus.

Haja vista um dos maiores declínios da nação de Israel, se deu justamente em contextos como este(desobediência, irreverência, rejeição, apostasia, idolatria etc...), em contra partida, a forma mais comum e retratável do povo para com Deus, era o arrependimento.

Quem honra a Deus deve honrar primeiro a sua palavra! Não podemos ser parcial, ou honramos tudo de Deus ou ainda não o honramos de verdade. Salmos 119.11,101-105

3º MENTIRA - Versos 13,14,15,20 O semblante de Saul parecia está feliz e o seu coração parecia está seguro em Deus, apesar de ser um homem belo, I Samuel 9.2, mas lembre-se, apenas na aparência; De acordo com o costume da época, quando Samuel se aproximou, Saul o saudou calorosamente, porém já bem na saudação cometeu mais um fracasso, mentiu para o profeta quando afirmou que cumpriu a ordem de Deus sem na verdade ter cumprido, quando interrogado e encurralado, se viu obrigado a confessar seu delito, mas lá na frente ele mente novamente; Faço aqui uma observação considerável(as copiosas mentiras de Saul foram afrontas direta contra a ordem de Deus bem como o seu próprio caráter(justo e verdadeiro).

Ao menos que haja um verdadeiro arrependimento, não se surpreenda quando você tomar conhecimento que um rebelde mentiu e ainda está mentindo, só não esqueçamos que mentira tem pernas curtas e portanto, poderá ser revelada a qualquer tempo, inclusive de imediato, como neste caso, observe que episódio "engraçado", os animais a pesar de irracionais foram os denunciantes da culpa de Saul racional(o balido das ovelhas e o mugido das vacas foi o som emitido como sinal de protesto contra a culpabilidade do rei).Provérbios 12.19

4º IMPACIÊNCIA - Vejamos que a impaciência também está no pano de fundo da rebeldia, os rebeldes não costumam aguardar ordens de suas lideranças, pensam imprudentemente, se acharem no direito de fazer tudo, inclusive o que não lhes compete, mas é bom que cada um fique no espaço que foi chamado.I Corintios 7.20

Este último sinal também foi um dos pontos negativo em Saul, cuja ação se deu ligada a desobediência, sem necessidade de nos estendermos na definição, impaciente é basicamente alguém incapaz de aguardar o tempo determinado que lhe fora proposto a realização de algo, neste caso específico, o profeta Samuel havia orientado o rei Saul que sacrificaria holocausto ao Senhor em GilgaI, a princípio Saul demostra uma paciência parcial indo até o local e aguardado a chegada do profeta até o 7º dia, porém completado este período, Saul perdeu a paciência e se portou impacientemente, seu foco de espera se desviou em pelo menos 03 pontos: Preocupação com sua reputação social, uma vez que seus liderados se espalharam de sua presença por não mais sentirem firmeza em seu reinado, aparente tardar do celebrante oficial do culto e a iminente preparação dos filisteus para um combate militar. I Samuel 10.8;11.14,15;13.8-14.

Ao agir desta forma, Saul cometeu mais uma dura e lamentável falha(executou uma atividade sacerdotal sem autoridade para tal), a consequência do ato foi tão grave que no mesmo instante o profeta chegou e lhe revelou que exatamente naquele dia, Deus iria confirmar o seu reinado, porém, decorrente do fato Deus o julgou e sentenciou propondo um final infeliz no reinado(substituição por outro, porém desta vez, um homem segundo o coração do Senhor), humilde, sábio, paciente, lúcido, dependente e amoroso, embora imperfeito em si; Me refiro a Davi, quanto diferencial entre ambos? Provérbios 16.32

No começo Saul estava bem, no meio não mais estava bem e no final, não se deu bem! Provérbios 29.1

O arrependimento puramente bíblico consiste em prática, se portar a exemplo de Davi. Salmos 51(confissão, abandono e regresso para a presença de Deus). Provérbios 28.13

Conclusão

Ao ter exposto os sinais da rebelião de Saul no campo religioso, rebelião esta, afirmada literalmente no verso 23 e terrivelmente comparada ao pecado de feitiçaria(antes mesmo de Saul ter chegado ao seu último estágio de declínio de decadência moral e espiritual, embora começando bem, não houve aclive), uma vez que muda os passos das pessoas em direção a Deus, e as conduz aos espíritos; Perceba aqui a dimensão e a gravidade, quanta hostilidade o homem atrai para si ao se rebelar contra Deus! Que o SENHOR tenha misericórdia! 

É importante enfatizar que a rebelião infelizmente, também campeia no seio familiar e em nosso convívio social como um todo, lembro mais uma vez que em dados contextos históricos, a própria nação(Israel) escolhida para dá exemplo as demais, também se rebelou contra o Senhor, ou seja, não estamos falando de um assunto que é exclusivo a Saul, o fato é que em todas as eras, a humanidade em massa tem por vezes se conduzido rebeldemente para com Deus, tanto isto é verdade que no plano da nova aliança, a única forma de Deus aceitar o homem, foi Ele mesmo ter assumido a perfeita representação do homem(o verbo se fez carne), e se auto-sacrificado em favor(graça) e em lugar deste homem.

Voltando ao caso de Saul, observe que aquela rebeldia atingiu proporções individual e coletiva, embora Saul tenha sido julgado e recebido dura sentença divina, obviamente por ser o líder do povo; Pois a quem muito se dá, muito se exige. Lucas 12.48 Pense nisso.


Caro leitor, é necessário estarmos alertas quanto a seriedade de tal conduta(altamente reprovável, julgada e sentenciada por Deus), visto que seus danos muitas vezes não acarreta só o individual, mas prejudica também o coletivo.

Farei agora uma síntese dos versos 24 ao 35, apenas para fecharmos esta última parte deste sermão, sobre o que já foi exposto.

Verso 24, Como em parte já citado acima, Saul chora pelo leite derramado, confessa sua perda de visão e espiritualidade(deixou de olhar para Deus para olhar para o povo, Deixou de temer a Deus para temer o povo); Faltas gravíssimas, principalmente na vida de líderes que foram escolhidos por Deus! Aprendamos com estes erros e não apenas com os acertos. 
Verso 25,  Saul após sentir-se vazio caiu em si e viu que não era nada e não tinha nada se não viesse do Senhor por boca do profeta Samuel; Reconheceu a necessidade da companhia do profeta, bem como a necessidade de adorar ao Senhor.
Verso 26, Saul ouvi uma dolorosa resposta(perdeu a companhia do profeta, rejeitou a palavra de Deus, Deus rejeitou o rejeitou e cessou o seu reinado).     
Verso 27, Saul fisicamente se desesperou após contemplar a saída do profeta Samuel(quando este lhe deu as costas para ir embora, Saul tentou segurá-lo pela borda da capa).
 Verso 28, A  louca agressão de Saul, em um momento de intenso complexo (emocional, físico, moral e espiritual), apenas serviu para evidenciar simbolicamente o imediato fim trágico do seu reinado falido(assim como ele rasgou a borda da capa do profeta Samuel, Deus rasgou o seu reino, e já havia dado para outro melhor do que ele(porém não em perfeição, mas sim em caráter).  
Verso 29, Saul ouve mais uma declaração de profunda humilhação(o caráter de Deus em detrimento ao seu caráter, este não era a força de Israel, porque o profeta enfatiza que a força de Israel não mente(Saul mentiu), a força de Israel não se arrepende igual o homem(Saul se arrependeu).
Verso 30, Saul mais uma vez confessa o seu pecado e apela pela restituição de sua honra, afinal de contas sua preocupação era na verdade com o bem-estar de sua reputação(imagem) perante os homens, mesmo que não estive bem perante Deus, Saul começou humilde, mas infelizmente não continuou humilde, esqueceu de relembrar que um dia confessou ser o menor, que a sua família era a menor e que a sua tribo(Benjamim), da qual foi escolhido, também era a menor. I Samuel 9.21; Provérbios 18.12
Versos 31-35, O profeta Samuel volta com o rei Saul e faz o que ele não fez(matar o rei Agague).

Finalizo aqui agradecendo primeiramente a Deus por tudo que me fez, pelo tempo, conteúdo(palavra) e raciocínio para o desenvolvimento da mensagem.
Contudo, faço ciência a extensividade e profundidade do assunto tanto nos contextos bíblicos gerais(inúmeras referências), como no próprio contexto hora apresentado; O conteúdo foi exposto sob o cuidado de preparar os comentários com simplicidade e objetividade, de acordo com os limites de conhecimento do autor.

A paz do Senhor.                                                                    

II Aniversário do Programa Cristocêntrico


Equipe aniversariante, ev. Isac (pregador oficial de João Pessoa) e o saudoso pastor Manoel Pedro!

Domingo, 07 de Agosto de 2011


Que Saudade!






Uma jornada histórica e atual da igreja AD em Caaporã na Paraíba

Faça uma viagem na linha do tempo e conheça os marcos históricos da Igreja Assembleia de Deus Missão em Caaporã-PB, localizada na rua Clemente Ferreira, 402 Bairro Centro.  

Era 1943, quando o saudoso Pastor Luiz Silvário de Lira, junto com os amados irmãos de Cupissura(atual distrito da cidade), entre eles o diácono Nozinho, vinham a pé trazendo a preciosa palavra de Deus aos povos das regiões vizinhas, chegando também em Caaporã.

Plantando eles a palavra, o Senhor Jesus Cristo encarregava-se em salvar algumas daquelas almas, ali então, estava nascendo a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, porém, ligada a Cupissura.

Com alguns pontos de pregações, entre eles, uma casa reformada na Rua Presidente João Pessoa, antes era de taipa e coberta de palhas, os cultos eram feitos à luz de candeeiro, pois, na época, Caaporã era um lugar de difíceis condições financeiras, mesmo assim os irmãos unidos e com humildade, faziam a obra de Deus.

Cumpri-se em 1949 o tempo determinado por Deus, do Pastor Luiz Silvário de Lira em Cupissura, e o Senhor envia para o seu lugar o Pastor José Pedro, neste mesmo ano (1949).

E de igual modo o Pastor José Pedro pastoreava as ovelhas que já existiam e cooperava também com os irmãos que saiam a ganhar almas para o Senhor, assim, o Senhor Jesus continuava salvando, curando e batizando!

O batismo nas águas, eram feitos nos rios da região.

Cumpriu-se também o tempo do Pastor José Pedro em Cupissura, e o Senhor o enviou a outras ovelhas, em 1958.

Em Caapora, grande era o número de membros e congregados, tornando-se necessário um Pastor para tantas ovelhas; É então, enviado por Deus, o Pastor Júlio Clemente em 1958.

Cupissura então, deixa de ser a matriz de Caaporã, esta por sua vez, torna-se um campo independente para expandir a obra do Senhor nela mesma.

O Pastor Júlio Clemente, junto com os irmãos, continuavam plantando a “Boa Semente” da palavra aos perdidos, e como fruto, o Senhor Jesus continuava salvando.

Com muita dedicação e satisfação, finalizou o seu ministério em Caaporã, no ano de 1967.

Neste mesmo ano, chega para Caaporã, o Pastor João Domingos.

Enfrentando ainda, as difíceis condições financeiras presentes na cidade, os cultos, normalmente eram feitos em pontos de pregação, em casas ainda de taipa (como por exemplo: A casa na rua salomão veloso, atualmente, em frente ao templo sede), também na casa do porteiro irmão Galdino, ainda hoje, atual porteiro de uma das congregações do campo (novo alvorecer).

No ano de 1969, Deus determina o tempo do Pastor João Domingos, e o leva para outra região.

Neste mesmo ano, Deus prepara para Caaporã, mais um Homem zeloso pela obra, Pastor Sebastião Pedro.

Junto com os irmãos, o Pastor Sebastião Pedro, continuidade o trabalho, saindo ao campo para plantar a boa semente da palavra. O Senhor então, fazia multiplicar as ovelhas para o redil, de modo que já era necessário construir um lugar mais espaçoso, a fim de oferecer acomodação o suficiente para tantas pessoas, pois já era grande, o número de membros e congregados.

Após o término dos cultos, o Pastor Sebastião Pedro, na companhia dos irmãos, carregavam pedras na cabeça para a construção de um novo templo, naquela época, os meios de transportes eram muito escasso, com isso, as atividades eram realizadas com muito sacrifício físico, esforço, coragem, mas acima de tudo, amor pela obra!

Mas, como fruto de todo o empenho, nasce então, o novo ponto de pregação da palavra de Deus, hoje denominado o atual templo sede da cidade, situado na rua Clemente Ferreira n° 402.

No ano de 1973, o Senhor então, envia o Pastor Sebastião Pedro a outros pastos.

Neste mesmo ano, chega a Caaporã, o Pastor Manoel Targino. pastor que com o seu cajado, pastoreava bem as suas ovelhas, e ainda buscava no campo, outras para o Senhor.
A igreja continuava crescendo, mas o batismo em águas ainda eram feitos nos rios.

Cumprindo-se também o ministério do Pastor Manoel Targino, em Caaporã, Deus o manda a outro rebanho.

No ano de 1977, chega então, mais um obreiro zeloso e dedicado na obra do Senhor, Pastor Severino Joaquim Crispim.

Sob o seu pastoreio, o reino de Deus continuava em constante crescimento, paralelo a este crescimento, a cidade de Caaporã também começava e se desenvolver.

O Senhor colocou no coração do seu servo, o propósito de construir um outro templo de adoração.

No ano de 1979, o Pastor Severino Joaquim Crispim comprou uma pequena casa de taipa e a cobriu com telhas, na rua Elias Batista, e a denominou de congregação Fonte Viva, ali o nome do Senhor começou também a ser louvado e engrandecido.

Em 1981 o Pastor Severino Joaquim Crispim cumpre o seu ministério em Caaporã e vai para outro lugar determinado por Deus.

Neste mesmo ano, chega também para Caaporã, o Pastor José Nicársio, valente na obra de Deus.

No seu pastoreio, o número de membros também continuava a crescer, com isso, a responsabilidade para ministrar também aumentava.

O Senhor Jesus como sempre, continuava salvando, curando e batizando as almas!

Em 1985, termina também o ministério do Pastor José Nicársio em Caaporã, e Deus o leva a outra região.

No mesmo ano chega em Caaporã, mais um obreiro, o Pastor Cosmo Marques, homem de Deus, zeloso pela obra, com sabedoria, costumava conduzir as ovelhas pelo caminho do Senhor, e ainda sair ao campo para lançar a semente da palavra, assim Deus fazia crescer o rebanho.

No ano de 1989, o Senhor envia o Pastor Cosmo Marques para outro rebanho.

E neste mesmo ano, pela primeira vez na história da igreja Assembléia de Deus em Caaporã, um mesmo pastor regressa para assumir o rebanho pela segunda vez, o Pastor Severino Joaquim Crispim.

Naquele tempo, Caaporã já estava bastante desenvolvida em relação as épocas passadas, já havia muitos moradores na cidade.

Sob o segundo pastoreio do Pastor Severino Joaquim Crispim, o Senhor Jesus colocou no coração do seu servo, um projeto de muita importância social e espiritual, para a membresia, congregados e a própria comunidade, (construções de congregações instaladas em todo o campo, com localizações estratégicas), o objetivo, era entre outros, ampliar a obra de Deus ainda mais, em cada bairro da cidade, e assim, os irmãos e a própria comunidade, passariam a ter acesso, a um templo da igreja assembleia de Deus em seu próprio bairro, filiados a sede.
   
Neste mesmo período houve então, a necessidade de começar reformas conjuntas visando a melhoria e a ampliação dos locais para oração e adoração, no templo sede, no tanque de batismo, na casa pastoral e na congregação Fonte Viva, que por sinal, fora a primeira congregação construída durante o seu primeiro pastoreio em Caaporã.

Dado início então a concretização do projeto de ampliação da obra (construções de congregações nos bairros até então existentes), segue adiante a relação das congregações construídas ao longo da gestão do Pastor Severino Joaquim Crispim.

Rosa de Saron no bairro Cinco Bocas;
Tabu que está na Fazenda Tabu;
Bem Aventurada no bairro do Mutirão;
Novo Alvorecer no bairro do Piquete;
Canaã que está na Divisa (PB e PE);
Manancial no bairro Mangabeira; (Construída parcialmente).

No total, 06 congregações construídas e mais três pontos de pregação da palavra de Deus:

Nova Aurora em Boqueirão na fazenda Tabu (caráter provisório, inexistente atualmente).

Nova Redenção no Bairro Nova Caaporã (existente atualmente, hoje é uma congregação oficializada, porém construída em outro local próximo).

Brejo de Lima (existente atualmente, hoje é uma congregação oficializada, porém em outro local próximo).

Mas no ano de 2001, o Senhor Jesus recolhe para Si, o tão estimável, honrado, querido e amável, Pastor Severino Joaquim Crispim, deixando assim, muitíssimas lembranças e saudades para todos, evangélicos e não evangélicos.

Sua cerimônia fúnebre, cortejo e sepultamento, se deram em muitas e estimadas honras e reconhecimentos dados pelas mais altas autoridades local e estadual, em razão do seu respeitável caráter e do seu nobre trabalho prestado para Deus, a igreja e a comunidade.

Embora o rebanho ainda sentindo a recente dó da partida, sabiam que no fundo, o seu líder tinha cumprido a missão que o Senhor Jesus lhe confiara, no entanto, o seu legado deixou para todos os cidadãos da comunidade, exemplo de crente, de servo de Deus e de fiel ministro do evangelho.

Ao longo de sua vida e de suas experiências na obra, o saudoso Pastor Severino Joaquim Crispim, demonstrava em ações e em palavras, o que é sofrer pela igreja e pela causa nobre do evangelho! Seu exemplo ainda hoje é contado, digno de ser lembrado, admirado, honrado e seguido por obreiros por eles discipulados, e por que não dizer, até mesmo por autoridades locais que tanto o estimava.

Pastor Severino Joaquim Crispim foi um servo que sabiamente, soube administrar bem, tudo o que que Deus lhe havia confiado, sua atitude, conduta, conselhos, ensinamentos, seu carisma, suas costumeiras ações de bondade em favor do próximo, seu zelo pela obra, pela igreja e pela doutrina eram as características que mais traçavam e marcavam o seu notável perfil de uma liderança chamada, preparada e vocacionada para o exercício do ofício, mesmo pastor, muitos ainda o denominavam de "pai", "profeta" e "amigo", pois ao longo do seu ministério, estas atribuições eram coerentes pelo que fez e pelo que era.   

No mesmo ano, o Senhor envia para Caaporã o Pastor José Paulino de Brito, este pastoreava as ovelhas com dedicação, e assim o Senhor dava continuidade ao crescimento do seu reino, foi sob sua administração que a construção da congregação Manancial continuou e finalizou, vindo a ser inaugurada ainda em seu pastoreio.

Em 2003, cumpriu-se o seu tempo de seu trabalho, e ele é enviado por Deus a pastorear outras ovelhas.

Neste mesmo ano, chega a Caaporã, o Pastor José Andrade Limeira, e de igual modo, trabalhou para o Senhor com muita dedicação na obra.

O Senhor Jesus como sempre, continuava salvando, curando e batizando.

Em 2004, o Pastor José Andrade Limeira também é enviado por Deus para outro campo.

Vale ressaltar, que devido as dificuldades e limitações ainda existentes na cidade, somado aos curtos períodos de permanência dos pastoreios, boa parte dos obreiros enviados para Caaporã, acabavam impossibilitados de desenvolverem projetos de ampliação na obra, contudo, cada um deles foram sem dúvida, instrumentos de Deus para a seara, pois deixaram com muita honra, seus trabalhos aqui registrados, em favor da igreja e da comunidade, só mesmo a eternidade poderá recompensá-los!

No mesmo ano, Deus envia mais um obreiro para a igreja; O Pastor Antônio Ferreira da Silva, homem humilde, zeloso, dedicado, sábio, administrador, construtor e prudente, pastoreava bem as suas ovelhas e ainda se dedicava a uma boa administração, construção e reforma de templos.

Em 2005, o rebanho do Senhor em Caaporã crescia ainda mais, surgindo a necessidade de mais uma reforma de ampliação na congregação Fonte Viva,  neste mesmo tempo, Pastor Antônio Ferreira da Silva, também inicia mais uma congregação no sítio de capim de cheiro de baixo, local que pertencia ao campo de Cupissura, mas que naquela ocasião, tornava-se filiada da sede em Caaporã.

Na sequência de sua administração, o Pastor Antônio Ferreira da Silva constrói ainda a congregação nova redenção no bairro nova Caaporã, oficializando assim a dita congregação e não mais um ponto de pregação;

Além desta, outras reformas também ocorreram nas demais congregações já existentes.

Ainda em seu pastoreio, mais uma congregação no sítio de capim de cheiro é construída, denominada com o próprio nome do local (capim de cheiro de cima), situada na mesma área, porém em local mais distante.

Pastor Antônio Ferreira da Silva também idealizou a criação de um programa de rádio na difusora Caaporã FM 98.5, localizada na própria cidade, denominado "A Bíblia no Ar", realizado todos os Domingos pela manhã, o programa era bastante apreciado pelo público evangélico em geral, uma vez que se prezava pelo ensino e a pregação puramente bíblica, a comunidade era sem dúvida, edificada, consolada e fortalecida com o genuíno alimento das escrituras sagradas (o programa continuou ao longo das gestões pastorais sucessoras). 

Na gestão do Pastor Antônio Ferreira da Silva, a disponibilidade do conhecimento teológico também foi considerado, com o seu apoio, uma célula do instituto IBADEP foi instalada na cidade, com alguns facilitadores da própria igreja, oferecendo o curso básico de teologia bíblica, os objetivos eram atender a necessidade acadêmica, em especial, obreiros e lideranças, e ainda contribuir para a capacitação e formação dos seus liderados. 
    

Outro projeto muito importante, que também ganhou destaque em sua administração, mas que devido ao tempo de sua permanência não foi posto em prática, foi a elaboração da planta para a construção do novo e moderno templo SEDE.

No ano de 2008, cumpriu-se também o tempo do Pastor Antônio Ferreira da Silva, e o Senhor o enviou para o campo de Bayeux (cidade do seu extensivo pastoreio exemplar até o primeiro semestre de 2021, atualmente coopera no templo SEDE em João Pessoa junto ao pastor presidente José Carlos). 




No mesmo ano, chega a Caaporã, mais um estimável e experiente obreiro, o Pastor Manoel Pedro da Silva, deixando a cidade de Bayeux (penúltima cidade do seu ministério).


Sua administração logo tornou-se notável, e seu carisma, inquestionável, a igreja teve a oportunidade, de recepcionar, sustentar, prestigiar e aprender com mais um inesquecível homem de Deus, seu trabalho logo se caracterizou a vista das ovelhas e até mesmo de toda a cidade, zelo, prudência, sabedoria, cuidado, compromisso, responsabilidade, dedicação e ainda, muita experiência, humildade e amor para com Deus, sua família, seu ministério, seus liderados e o rebanho, apesar de suas limitações físicas decorrente de problemas de saúde e a idade já avançada, seu exemplo, era inquestionável, mesmo quando não falava, sua presença muito nos ensinava.

Mas devido às dificuldades citadas, o Pastor Manoel Pedro da Silva necessitava gradativamente, do auxilio imprescindível de sua amorosa e respeitosa família, em especial, sua digníssima esposa e companheira, irmã Aparecida, juntos, sem medir esforços, começaram então a continuar empenhados incessantemente, pelo ministério pastoral, pela igreja, e mais ainda, pela saúde, pelo bem estar e pela vida do estimável e honroso Pastor Manoel Pedro da Silva.

Os anos foram passando, e devido à sua ausência justificável (precisou deixar a cidade do seu atual pastoreio para residir na capital João Pessoa, a fim de que a família pudesse continuar cuidando de sua saúde, com mais recursos necessários), diante disto, a igreja não deu tréguas em oração e ação, a fim de retribuir para o seu líder, o tanto que ele fez pelo rebanho, enquanto lhe foi possível fazer.

Mas pensando no lado de sua ocupação pastoral, se fazia necessário um trabalho de muito desafio e ao mesmo tempo, de muita preparação para seus filhos mais próximos no acompanhamento de toda a sua carreira ministerial, na época, o até então Evangelista Izac Pedro da Silva e o Presbítero Manoel Pedro da Silva Júnior, estes dois homens foram sem dúvidas, os canais de Deus para a igreja na ocasião, debaixo da benção do seu pai, pastor e amigo!

Pois era este afinco familiar e pastoral, que costumeiramente esta família exemplificava para a igreja e a comunidade local.

Com a ausência do Pastor Manoel Pedro da Silva, foi necessário à nomeação de um dos seus filhos já obreiros, para o cargo de co-pastor, no caso, o Evangelista Izac Pedro da Silva, mas vale enfatizar que na prática ambos os filhos acabavam exercendo esta atribuição, por conta da unidade que costumeiramente demonstravam entre si, era de fato um trabalho em conjunto, um ajudava o outro e ambos se ajudavam, assim, contribuíam significativamente para o ministério tão abençoado, de seu amado pai e Pastor Manoel Pedro da Silva.



No meio, José Carlos de Lima(Pastor presidente Estadual), à direita Izac Pedro da Silva à esquerda, Manoel Pedro da Silva Júnior.

Ao longo desta administração conjunta e familiar (Pastor Manoel Pedro da Silva, Evangelista Izac Pedro da Silva e o Presbítero Manoel Pedro da Silva Júnior), alguns eventos, reformas e construções, marcaram o ministério pastoral, a cidade e a igreja.

O projeto "Caaporã em chamas", por exemplo, foi um dos marcos no que diz respeito ao avanço bombástico do evangelho de poder na cidade de Caaporã, tendo como idealizador, o obreiro muito bem vocacionado para missões, Manoel Pedro da Silva Júnior, junto ao ministério local e a igreja. 


Como resultado, muitas almas foram salvas para Cristo, inclusive com batismos, despertamento e renovação espiritual, em fim, o projeto literalmente vivenciou o fogo do Espírito Santo queimando na igreja e na vidas dos novos conversos, Deus tirou a igreja do templo e dinamizou a igreja para as ruas, a estratégia evangelística era promover o evento periodicamente, levando o evangelho nos principais pontos da cidade, a igreja sempre evangelizou a cidade, mas este evento, foi muito proveitoso, a pesar do pouco tempo de existência. 


Este mesmo obreiro, Manoel Pedro da Silva Júnior, com o apoio do seu patriarca e seu irmão mais velho (co-pastor Izac Pedro da Silva), também assumiu a coordenação da UMADEC (união da mocidade da Assembléia de Deus em Caaporã), em parceria com outros obreiros adjuntos a ele, nesta área, a sua liderança mais uma vez, foi influente e significativa para a edificação e o crescimento espiritual da juventude, seu perfil dinâmico e responsivo com a obra do Senhor, naturalmente motivava e convidava os jovens para um relacionamento mais sério com Deus e com a fé cristã, como resultado, a juventude muito foi edificada e mais um marco ficava evidente no período deste pastoreio conjunto.

Na presente gestão, também foi viabilizado e apoiado a criação de mais um programa de rádio na difusora Caaporã FM 98.5, localizada na própria cidade, denominado "Voz Profética", realizado todas as noites de segunda a sexta, este programa também foi bastante apreciado pela comunidade, em especial, os evangélicos, (o programa foi finalizado, porém reaberto em 2017 na administração do atual Pastor Izac Pedro da Silva). 

Em 2015, dois importantes eventos ganharam destaque na administração, o 1º congresso de homens (idealizado e celebrado pela primeira vez na história da igreja de Assembléia de Deus em Caaporã), a oficialização de uma secretária local (SEMADEC), em parceria com a SEMAD-PB (Secretária de Missões da AD na Paraíba), o que para a igreja, tornou ainda mais consciente e expansivo, o seu compromisso, sua responsabilidade e sua contribuição na obra de missões (local e internacional).

A recente criação e permanência deste projeto até então, relembrou em parte o "Caaporã em chamas", uma vez que propôs para a igreja, o regresso de sua missão nas praças da cidade (realização de cruzadas evangelísticas estratégicas e periódicas), além disto, o projeto também propôs algumas mudanças e adaptações significativas no departamento de evangelização local, a nomeação de um coordenador e secretários adjuntos no campo (o que antes não existia), os dirigentes de campanhas passou a ser nomeado agentes de missões" e o costumeiro culto de evangelização, recebeu o nome de culto de missões, oferecendo um roteiro sugestivo, característico do trabalho em foco, o que valorizou ainda mais, a dedicação e o empenho dos grupos de evangelização pessoal, além de enfatizar para a igreja como um todo, visão, consciência e compromisso com a obra missionária, cultural e transcultural.

Decorrente desta parceria missionária, mais dois importantes eventos foram celebrados na cidade, com o total apoio da SEMAD-PB.

Em 2016, a Consciência Missionária, na ocasião a igreja teve oportunidade de refletir sobre a importância da obra de missões (nacional e internacional)  


Em 2016, ainda falando de projeto, também foi criado a extensão do núcleo de ensino teológico na própria cidade (CETAD-PB), com o objetivo de preparar, capacitar e aperfeiçoar os obreiros, e ainda oferecer para a igreja de modo geral, oportunidade de se aprofundar no conhecimento das escrituras sagradas.

Ainda em 2016, mais um congresso de homens foi promovido, em comemoração ao seu II ano de existência.

Estes obreiros se dedicavam afinco pela obra, e prezavam por manter a doutrina bíblica como o alimento básico para as ovelhas; Além de priorizar a obra de missões, levando para a comunidade, a preciosa semente do evangelho, e assim, o Senhor Jesus continuava salvando, curando e batizando as vidas com o Espírito Santo e com fogo; Vale lembrar que neste mesmo tempo, Caaporã também estava em fase de crescimento populacional, apesar de lento e pequeno, considerando o seu perfil de cidade a nível interior, contudo, houve a necessidade da criação de novos bairros, decorrente da migração de pessoas de regiões vizinhas e do próprio crescimento da população local.

A igreja continuou crescendo, vindo então, a necessidade de elaboração de projetos para a criação de novas congregações, na medida em que novos bairros eram criados e consideravelmente habitados.


Construção de um templo em formato galpão para acomodação temporária das ovelhas, em substituição ao atual templo sede, demolido por ocasião do início prático do projeto de construção do novo templo sede, já iniciado, porém devido a dificuldades justificáveis, vem progredindo gradativamente, esta lentidão se dá principalmente, pela atual crise financeira, em que se encontra o nosso Brasil!
     
Congregação Vitória no bairro com o próprio nome;


Congregação Esperança no bairro com o próprio nome;

Congregação Brejo de Lima no sítio (de uma antiga e pequena casa cedida temporariamente por morador, para um templo novo e com espaço o suficiente para acomodação dos crentes e moradores do local).

Desta forma, o trabalho prosseguia sob a dupla responsabilidade de seus filhos, até que chegando o tempo determinado por Deus, o obreiro Manoel Pedro da Silva Júnior, já consagrado para evangelista, recebeu a consagração para Pastor, e logo após, um chamado prioritário para atender necessidades no interior do campo Paraibano, com isso o até então co-pastorIzac Pedro da Silva, também já consagrado Pastor, permaneceu suprindo a difícil ausência de seu pai, se por um lado, lhe foi uma preparação ministerial, por outro, um grande desafio para tentar manter o equilíbrio (assistência a família, a igreja e seu querido e amado papai).

Contudo, Deus o ajudou sobremaneira, e a igreja continuava em oração e ação em favor da obra, da família, e em especial, o Pastor Manoel Pedro da Silva.

Em 2017, o Pastor Manoel Pedro da Silva foi levado pelo Senhor, e neste mesmo ano o seu filho, Pastor Izac Pedro da Silva, assumiu oficialmente o campo, apesar de um recente momento tão tristonho com a dó da partida, pela primeira vez na história da igreja, ocorre uma tão nobre ação ministerial com repercussão familiar, um filho assumir cabalmente, o honroso lugar de seu pai!

A cerimônia fúnebre foi realizada na igreja SEDE, o cortejo seguiu via transporte em direção a capital João Pessoa, cidade aonde se deu o sepultamento.

Na ocasião, a igreja local e a família, receberam a presença das mais ilustres autoridades políticas e ministeriais, do Estado e região, o culto fúnebre, foi honrosamente conduzido pelo Pastor Presidente Estadual, José Carlos de Lima, na presença da mesa diretora de comissões e assessoramentos, e ainda, na presença do até então, Prefeito da cidade, Cristiano Monteiro.
Caaporã foi decretada três dias de luto!  

Para o saudoso patriarca, a igreja de Caaporã foi então, a última e honrosa cidade do seu tão frutífero e extensivo pastoreio (mais de 40 anos de ministério), já para o seu confiável sucessor, Caaporã torna-se a partir de então, a primeira cidade de seu ministério pastoral.

Para os familiares, a igreja prestou carinhosamente as suas mui dignas condolências, por mais um líder tão estimável, que foi embora, nos deixando saudades, Pastor Manoel Pedro da Silva; Assim, pela segunda vez na história da Igreja Assembleia de Deus em Caaporã, mais um obreiro combate o bom combate, acaba a sua carreira e guarda a fé! II Timóteo 4.7                                                


Falando agora sobre o Pastor Izac Pedro da Silva, sua posse foi oficializada com um lindo culto de cerimônia, na presença da sua mui digna família, com destaque, a irmã Aparecida (mãe) e o Pastor Manoel Pedro da Silva Júnior, (irmão), a igreja, companheiros pastores da capital e região, a mesa diretora e dois pastores presidentes de convenções estaduais, na ocasião, tudo foi realizado com muita honra, respeito e consideração; Quanto a sua administração, um dos principais objetivos, e por sinal de muita importância para a igreja, é a continuação da construção do novo templo sede, uma vez que o templo atual e provisório, para acomodação da igreja, já não atende suficientemente o tamanho do rebanho, entre membresia e congregados na sua totalidade.



Pastor Izac Pedro da Silva, também está com uma visão evangelística, um projeto de investimento provisório na ampliação da igreja, "abertura de pontos de"pregação", semelhante as épocas passadas em que devido as dificuldades de investimentos pesados para construção de templos, os obreiros costumavam abrir pequenos pontos de pregação expandidos em locais estratégicos; Sua meta é chegar em pelo menos dez, vale ressaltar que este projeto já está em fase de inicialização.   

Em 2017, decorrente do avanço na parceria missionária com a SEMAD-PB, firmada em 2015, mais um evento é promovido na cidade, desta vez, a Conferência Missionária, e a igreja teve a oportunidade ampliar a sua visão, ouvindo palestras com explicações sobre como acontece determinados trabalhos missionários, as dificuldades, os projetos, os objetivos, os resultados e as metas traçadas para curto e longo prazo. 

Neste mesmo ano de sua administração, mais três importantes eventos Jovem, também ganharam destaque já no seu primeiro ano como pastor oficial do rebanho, a coordenação da UMADEC, tendo como um dos líderes principal, o Diácono Israel Correia, promoveram mais um Congresso Jovem, em comemoração ao seu aniversário; ainda assim, a UMADEC também promoveu a EB Jovem, um evento de caráter educativo, tendo como proposta principal, o Ensino Bíblico para este público, visando oferecer para eles, maior conhecimento cristão, e por último, a UMADEC promoveu ainda, mais um evento, o primeiro ano de comemoração Jovem pelo dia Nacional da Juventude Assembleiana, este foi mais um marco histórico na igreja Assembléia de Deus em Caaporã.

O evento ocorreu ao longo do dia, com uma programação bastante dinâmica, proveitosa, significativa e estratégica, uma vez que as atividades desenvolvidas tiveram como premissa, a exposição simplificada do evangelismo em massa, através das mobilizações dos jovens nas ruas, expressando variadas formas de confessar e comunicar a sua fé cristã (faixas, frases especiais em letras gigantes, gestos, conversação pessoal e culto em praça pública), pela tarde, um grande desfile foi realizado no centro da cidade, após chegada na praça, a comemoração foi honrosamente finalizada com mais um culto ao ao livre, dirigido pelo Pastor Izac Pedro da Silva, um dos objetivos, era expressar publicamente, gratidão a Deus pela participação Jovem na primeira realização do evento!









Por falar de Juventude(um dos maiores público da igreja), ganha destaque, o nível musical de um desenvolvimento progressivo, com "treinados", preparação e aperfeiçoamento na arte da música(louvor), trabalho este, realizado em ensaios por intermédio de um brilhante servo de Deus, vocacionado e muito bem preparado, maestro Israel, mais conhecido por Leleu, um dinâmico profissional musical, apesar de ainda jovem, sua maestria, competência e habilidades com a arte da música, é simplesmente notável e incontestável.
Este jovem maestro, com o total apoio e incentivo pastoral, idealizou e desenvolveu projetos que gradativamente fundamentou, solidificou e expandiu a arte da música na cultura da igreja, nesse sentido os jovens se destacaram e foram portanto, beneficiados pelos resultados de seu trabalho inicialmente a eles dedicado.
Concordamos que a igreja sempre fez uso da música ao longo de sua existência, mas com a contribuição influente e as orientações técnicas deste profissional, a arte da música foi ainda muito mais explorada e ricamente valorizada!     


A visão e percepção da igreja como um todo, quanto ao caráter promissor de seu trabalho, se dava especialmente nas ocasiões de grandes festividades anuais(aniversários, congressos, convites externos). Ocasiões estas em que a juventude "apresentava a música como forma de adoração", com base nos ensaios orientativos desse maestro; Logo, na medida que tais "apresentações musicais" se destacavam, 
a credibilidade e a confiança no seu trabalho, naturalmente era reconhecida pela igreja, e até mesmo pela comunidade e cidades vizinhas.
Diante disso, é importante enfatizar a relevância, influência, impacto e a abrangência do trabalho do maestro "Leleu" em nossa igreja AD Caaporã(infantil, juventude, senhores e senhoras).      


Ainda no ano de 2017, o pastor Izac Pedro construiu mais 01 congregação, "Nova Vida", localizada no Bairro Santo Antônioa inauguração ocorreu em janeiro de 2018, graças primeiramente a Deus, a colaboração financeira da igreja e ao projeto de ampliação da obra evangelística no campo de Caaporã, paralelo a este projeto, também ocorreram pequenas reformas em algumas congregações, visando melhor acomodação para os membros e congregados.

Porém, devido a prioridade na construção do "Novo Tempo SEDE"(maior projeto elaborado na gestão anterior, porém revisado e executado sob a sua gestão), o projeto de ampliação de outros possíveis pontos precisou cessar temporariamente.

Em 2018, o pastor Izac Pedro promoveu reuniões periódicas junto as lideranças, bem como elaborou outros mini projetos dinâmicos, visando primeiramente a conscientização da igreja sobre a necessidade de redução de custos e ao mesmo tempo, ampliação de recursos financeiros para a execução do projeto do "Novo Templo SEDE" a curto, médio e longo prazo.

A execução do projeto "Novo Templo SEDE" está em andamento e permanece sendo prioridade em sua gestão administrativa, em vista disto, algumas medidas cautelares para contenção de custos foram adotadas, por exemplo: Pequenas reformas em algumas congregações foram cessadas temporariamente, outras de maior necessidade continuam, porém em ritmo menor, de acordo com o consentimento pastoral! O objetivo é priorizar a continuidade e posterior conclusão desta tão grande obra!

Ainda em 2018, decorrente de limitações nas ocupações pastorais, aumento das demandas sociais e espirituais na igreja, mas também como forma oportuna de reconhecimento honroso, o pastor Izac Pedro, em plena concordância e aceitação do ministério(conforme reunião), instituiu o até então, evangelista José Gomes(Zeca), a co-pastor da igreja A.D em Caaporã, a fim de que ambos atendessem mais agilmente tais demandas, em expedientes de assessoramentos pastorais, realizados em determinados dias da semana.
Entre outras razões de sua nomeação, conforme acima, foram as possíveis e eventuais necessidades de ausência pastoral temporária, por motivos justificáveis, a partir de então, se tais ausências ocorrerem, a igreja continuará tendo assistência e apoio co-pastoral. 
Com respeito ao estimado evangelista e agora co-pastor, José Gomes, é bem oportuno lembrar sua importante parcela de cooperação pioneira na trajetória histórica da A.D em Caaporã, uma vez que sua longa caminhada de fé, perseverando nas mais difíceis circunstâncias da época(conforme relato dos pastoreios mais antigos), contribuiu para suas muitas experiências ministeriais, sua conduta tem sido exemplo de um homem de Deus, um obreiro simples, humilde, zeloso, amoroso e dedicado com a doutrina bíblica, com a obra e com a igreja do Senhor.

Por falar de cooperação pioneira, trago a memória, a saudosa lembrança de alguns nomes que também foram obreiros influentes e desbravadores na construção e composição histórica da AD em Caaporã, de época ainda um pouco mais distante( Presbítero "Bel", Evangelistas "Totô" e "Qeiroz"). 


Em 2019, a gestão pastoral continuou ativa na manutenção dos trabalhos essenciais da igreja, bem como na continuidade gradativa da execução do projeto "Novo templo SEDE".

Em 2020, o mundo inteiro surtou! Com o surgimento repentino de uma PANDEMIA MORTAL (COVID-19).
Este vírus causou o maior e mais intenso colapso contra a vida humana, milhares e milhares de vítimas; Até então, nunca ocorrido antes!
Decorrente deste cenário pandêmico e portanto ameaçador e trágico, diversos segmentos foram literalmente afetados, com fechamento temporário, porém imediato e com posterior abertura por meio de medidas criteriosas e legais, restritivas e proibitivas quanto ao funcionamento, inclusive as igrejas; E ainda punitivas quanto ao desrespeito das mesmas; A fim de evitar a propagação do contágio e a disseminação contínua do vírus em massa!

Medidas de prevenção à saúde contra o COVID-19, também foram adotadas em caráter de urgência(ficar em casa, distanciamento social, uso de máscara e uso de álcool gel 70%).

Mesmo assim, os resultados desse impacto calamitoso, foram irreparáveis(na sociedade, na religião, na política, na cultura e na economia), e porque não resumir, no mundo todo. 
         
Em 2021, apesar da continuidade do cenário pandêmico acima citado, a igreja igualmente aos demais segmentos, continuou atuante em seus trabalhos essenciais, porém de acordo com o "novo normal", ou seja, cumprindo as medidas de prevenção à saúde no combate e enfrentamento do COVID-19), e sujeita a novas restrições decretadas, na medida que as pesquisas apontam aumentativo de novos infectados; Embora para os demais segmentos do estado, foram decretados permissão de funcionamento com limitação de horários, as igrejas foram literalmente fechadas outra vez, inicialmente, por um período de quinze dias(do final de fevereiro ao início de março), podendo ser prorrogado ou não.

Este novo fechamento gerou profunda contestação nos grupos religiosos, uma vez que o novo decreto permitiu o funcionamento restritivo de determinados segmentos comerciais, porém proibiu integralmente o funcionamento do segmento religioso, apesar de possuir amparo legal e ser considerado segmento de atividade essencial.
Devido a isso, os representantes(lideranças dos grupos) deste segmento, no uso de tais direitos constitucionais e universais, enviaram uma carta para o governador do estado com pedido de diálogo e compreensão no assunto, a fim de chegar a uma posição menos radical, mais coerente e imparcial.

Enquanto isso, destaca-se com bastante frequência e sobretudo nos períodos mais críticos desde o início da pandemia(fechamentos dos segmentos), a realização de cultos online via redes sociais(you tube canal AD Caaporã), muito bem aceito pelo público evangélico e até mesmo não evangélico, uma vez que estando as igrejas fechadas e os irmãos em casa, sentem-se na necessidade de participar e cultuar.
Se essa prática já era bastante usual, funcional e dinâmica, muito mais agora; Uma vez que o acesso crescente ao uso das redes sociais não é mais novidade e sim uma realidade social, contudo, o importante é o evangelho está sendo anunciado, o Senhor Jesus sendo glorificado e os resultados benéficos da parte de Deus sendo gerados na vida dos participantes como um todo.   

Na continuidade do seu projeto evangelístico de ampliação de igrejas(congregações), o pastor Izac Pedro inaugurou em janeiro, a décima sexta congregação(Estrela da Manhã), localizada no conjunto mangabeira, e em fevereiro(antes do decreto de fechamento das igrejas), inaugurou um ponto de pregação temporário, localizado na área rural do sítio das moças; Este trabalho trouxe beneficio imediato para os irmãos, oferecendo a estes oportunidade de cultuarem em seu próprio local.
Tanto a recente congregação como o ponto de pregação são de pequeno porte em relação as congregações mais antigas, contudo o reino de Deus está se expandindo e as vidas alcançadas tendo local para se congratular, até que em tempo futuro e oportuno, o projeto realize a construção de templos maiores e permanentes, a semelhança dos demais; Vale enfatizar que em maio/21, foi realizada a aquisição de 01 terreno para breve construção do templo da congregação Estrela da Manhã, localizado na mesma mediação do templo atual, tal aquisição se fez necessária em razão do aumento quantitativo de congregados, bem como a demanda de espaço suficiente para o contínuo crescimento da igreja.     

Tão logo expire o prazo de suspensão temporária de fechamento das igrejas, a vacinação para fins de imunização em massa seja efetivada, os casos de infectados no estado diminuam, na hipótese mais esperada a pandemia cesse, ou ainda, uma permissão legal para funcionamento restritivo, como nos demais segmentos, venham ocorrer, a expansão territorial de tal projeto evangelístico será gradativamente desenvolvida, conforme visão da gestão pastoral. 

Outro projeto importante iniciado em janeiro/21, na gestão do então pastor Izac Pedro, foi a "visitação pastoral no lar", decorrente dos impactos pandêmicos, muitos irmãos se ausentaram das igrejas, outros sucumbiram na fé e se afastaram do evangelho, de modo que muitos outros problemas começaram a vir à tona com frequência(no matrimonio, na família, nas finanças, etc..), e tudo isso contribuiu para assistência necessária à tais demandas.
Os resultados dessas visitas pastorais tem sido muito proveitoso, tanto no lado social como no lado espiritual.
A intenção do pastor é manter esse projeto ativo e visitar ao máximo, irmãos e até simpatizantes da fé, em todos os bairros e áreas de zona rural da cidade, mesmo que em menor frequência(conforme as necessidades locais).  

Com relação ao cenário pandêmico acima citado, novos decretos estaduais e municipais foram publicados com validade de curtos prazos, visto que novos casos de infectados foram registrados, logo, as medidas de prevenção e combate ao COVID-19 estão ainda mais rigorosas pela via dos decretos estadual(continuação de fechamento integral e temporário das igrejas), contudo, no âmbito municipal, o segmento religioso teve uma conquista histórica e significativa(o reconhecimento legal como segmento de serviço essencial), por unanimidade do legislativo(câmara dos vereadores); Com isso o segmento religioso, apesar de se manter restrito assim como os demais, quanto ao cumprimento das normas sanitárias em vigor e rigor, segue a partir de então, no mesmo pé de igualdade dos segmentos desta categoria, com funcionamento parcial(cultos de segunda a sexta e suspensão temporária nos finais de semana), porém sujeito a alterações mais rígidas ou flexíveis, conforme novos e posteriores decretos baseados nas mudanças de cenário pandêmico atual.
Porém, com a tão esperada e urgente chegada da vacinação gradativa e abrangente, para fins de imunidade populacional contra a pandemia COVID-19, as atividades retomaram o funcionamento sem necessidade de novas restrições, mas ainda no cumprimento das normas de prevenção condicionadas ao progresso e o controle totalitário das vacinações e etapas periódicas das doses aplicadas! 

Paralelo a esse contexto sanitário, o projeto evangelístico de ampliação de igrejas foi beneficiado com a doação de 01 terreno 12x20, localizado no sítio das moças(local do até então, atual e mais recente ponto de pregação temporário), a doação fora feita pelo consentimento de uma família cristã oriunda do local, representado na pessoa do irmão Benjamim em 26/05/21, conforme vídeo abaixo.


O terreno está em fase de preparação para o início da construção do futuro e permanente templo, e pela primeira vez na história local, o sítio será beneficiado com um templo religioso da AD Caaporã.

Outros projetos sociais também estão em evidência(construção de 01 residência para doação, e arrecadação de cestas básicas para distribuição aos mais carentes), este último além da contribuição dos irmãos, recebe apoio mais expressivo de determinados fiéis de condição financeira favorável(empresário).

Conforme últimos relatos acima, com respeito a projetos sociais, a construção/doação da residência foi concluída ainda no ano de 2021).

Ainda em 2021, a construção da nova congregação(estrela de manhã), se manteve ativa, e sob a gestão do pastor Izac, mas uma congregação está em fase de construção, desta feita em área rural, localizada no sítio 02 rios, este será mais um templo de pequeno porte, em razão da baixa popularidade habitacional.

Em 2022, sob a gestão do pastor Izac, no que se refere ao projeto de ampliação do campo da AD em Caaporã, as construções das novas congregações continuam em andamento e com previsão para inauguração ainda no ano em curso.

Quanto a realização de eventos locais e tradicionais, de grande porte e repercussão relevante no meio da juventude evangélica da AD Caaporã, ganhou destaque o 46º CONGRESSO DA UMADEC(União da Mocidade da AD em Caaporã), o evento ocorreu nos dias 26,27,28 e 29/01/22(04 dias), com o TEMA "Mortos para o mundo e vivos para Deus", transmissão ao vivo via redes sociais e uma agenda bastante dinâmica ao longo do congresso(gestos, jograis, louvores, cantores, preletores e algumas caravanas representativas de cidades vizinhas), sem contar ainda com a honrosa e mui digna presença do pastor presidente estadual, José Carlos de Lima, na ocasião do encerramento(29).

Apesar de mais um cenário de alta quanto a retomada da pandemia(COVID-19) e da virose(nova gripe), o evento seguiu conforme as normas da saúde(higienização das mãos com álcool 70% e uso de máscara), mas mesmo diante de tal cenário, o evento resultou e contabilizou mais de 30 batismos com o Espírito Santo e 75 vidas entregues para Jesus! Este foi sem dúvida, um verdadeiro sinal da gloriosa presença do Espírito Santo e de Sua manifestação de poder impactante sobre as vidas dos pentecostais!
               





Na continuidade do exercício pastoral, destacamos com ênfase e especial atenção, um fato inédito em toda a história da A.D em Caaporã, a maior ordenação de obreiros para imersão aos respectivos ofícios ministeriais diversificado(diáconos, presbíteros, evangelistas e pastor), o evento ocorreu no sábado(16 de julho de 2022), na ocasião foram ordenados mais de 40 obreiros, dentre eles, foram realizadas 03 ordenações referente ao ministério de evangelista(sendo 01 ordenação de reconhecimento) e 01 ordenação ao ministério pastoral, tendo como obreiro contemplado o até então co-pastor José Gomes(obreiro local e contemporâneo aos vários pastoreios antecessores, de épocas ainda bem remotas), maiores informações sobre o perfil deste obreiro e mais alguns outros nomes citados, estão um pouco mais acima, na ocasião da nomeação de seu anterior oficio de honra ao pastoreio(co-pastor), agora portanto, com a sua recente ordenação ao ofício de pastor, a igreja recebe a honra pela primeira vez na história da A.D em Caaporã.


Pastor ordenado: José Gomes

 
Evangelistas ordenados: Enildo Dutra(4ª a direita), Welington Fernandes(3º a direita), Pastor Izac(2ª a direita), Adamex(1ª a direita).

Importante destacar que o pastor Izac dividiu o campo(áreas urbanas e rurais das congregações) em setores(setor 01, setor 02 e setor 03), e atribuiu responsabilidade delegada de direção/supervisão setorial, ao corpo de evangelistas e pastor adjunto, a fim de descentralizar e distribuir as demandas pastorais, dispor de maior tempo para atendimento de assuntos prioritários, agenda pastoral local e externo e preparação de provimento espiritual e doutrinário para a igreja e ainda, dedicação e esmero na gestão administrativa, em especial o honroso projeto do novo e moderno templo SEDE!  

E por falar em gestão administrativa, também foram inauguradas em 2022, duas(02) congregações(Dois Rios e Estrela da Manhã), com relação a congregação Estrela da Manhã, o primeiro prédio era provisório(alugado), porém a igreja adquiriu um terreno próprio e em tempo recorde construiu um novo templo, de maior estrutura e melhor acomodação/adequação para os congregados local.

Outro evento comum e praticamente anual ao pastoreio do pastor Izac Pedro, é o batismo em águas, o último ocorreu no dia 27/12/2022, normalmente com a confissão de fé na sede e o batismo na piscina do colégio Edson Nazário.



Sobre as projeções pastorais de 2023 e com o respectivo apoio do ministério e da igreja, volta a destaca-se a apresentação/apreciação do novo projeto do templo SEDE, conforme já comentado porém oficialmente comunicado em reunião 02/2023 via data show(o novo projeto do novo templo SEDE no formato 3D, redesenhado/reformulado para fins de economia considerável e adequação de custo geral mais acessível).
Com vistas neste grande desafio, sobretudo de ordem financeira coletiva, as prioridades da gestão pastoral está focada na contenção de custos, a exemplo a paralização temporária de grandes eventos festivos e tradicionais(congressos infantil, jovem, senhoras e senhores etc.), uma vez que demandam despesas de custos elevados e consideráveis; Ainda assim, a visão pastoral também é a elaboração e aplicação de mini projetos de contribuição para fins de levantamento de recursos financeiro para o custeio da realização deste novo projeto, somado a conscientização e importância as contribuições mais tradicionais(dízimos e ofertas). 


Imagem 3D novo projeto do novo templo SEDE da A.D em Caaporã. 

Um grande evento programado e realizado em Dezembro/23, que ganhou destaque e repercussão social, foi a comemoração dos 80 anos da AD em Caaporã, visto que que mobilizou toda a igreja em massa e direcionou os fiéis para concentração única e exclusiva na SEDE, o objetivo foi evidenciar e externar gratidão a Deus por tal trajetória histórica, especialmente diante do público, com o último evento(desfile dos fieis), segue abaixo maiores detalhes:


    




























Pastor Izac Pedro da Silva 




































Pastor Izac Pedro e a esposa Líbna Paiva 


Filha Isma Paiva














Brilhante maestro Israel(Leleu)








Concentração final no centro de Caaporã(Praça do colorido).





Breve e poderosa ministração da palavra(Pb. José Paulo). 


Discurso final com os agradecimentos pastoral.


Que Deus continue abençoando a vida, a família e o ministério do nosso atual Pastor Izac Pedro da Silva, que este continue preservando o que aprendeu ao longo dos anos convividos com o seu saudoso pai e Pastor Manoel Pedro da Silva, que seus projetos em desenvolvimentos e outros ao longo de sua carreira ministerial, sirva para a continuidade dos marcos históricos da Igreja Assembleia de Deus em Caaporã, que seu pastoreio continue tendo por objetivos principais: A salvação das vidas, a edificação da igreja e a glorificação do nome do Senhor! Pois esses três pilares são basicamente um resumo, de tudo que um obreiro prima, no exercício de seu ofício ministerial! 


Ainda na gestão do pastor Izac Pedro, mais uma congregação foi inaugurada no dia 26/01/25, o nome é AD Fonte de Jacó, localizada na rua Maracanã nº 63 no bairro Nova Caaporã em Caaporã-PB, o prédio em si até então é alugado, mas a localização é em ponto estratégico, uma vez que tem abrangência urbana e rural. 


É com lamento de toda AD Caaporã-PB, que comunicamos, a partir de Fevereiro/2024 o fim abrupto do pastoreio do até então Pastor Izac Pedro da Silva, inicialmente ao consentimento majoritário ministerial e decisão final junto a avaliação/decisão da presidência/diretoria estadual(conforme o regimento estatutário), por motivos de força maior e preferencialmente não especificadas aqui.

Nesse interim(saída do atual Pastor Izac Pedro da Silva e aguardo de um novo Pastor), a igreja foi pastoreada temporário pela presidência estadual da Paraíba, na pessoa do Pastor José Carlos de Lima.
E finalmente, no dia 26 de março de 2025(Quarta-feira), o novo Pastor da AD Caaporã-PB, foi oficialmente apresentado no templo SEDE(galpão provisório), na ocasião o Pastor Presidente José Carlos de Lima, expõe o texto bíblico de Números 27.16,17, e junto ao ministério local, representantes da convenção de ministros(COMADEP, Pastores Marinaldo Lopes e Arquimedes Neto) e na presença da congregação, conclamou o PASTOR JAILTON QUIRINO, oraram e apresentaram o mesmo a Deus!


Pastor Jailton Quirino e a irmã Zilma(sua digna esposa).

A igreja AD Caaporã-PB, externa suas sinceras felicitações de boas vindas a este novo ciclo de exercício ministerial no pastoreio, oficialmente ativo a partir de 31/03/25, esperamos em Cristo que seja próspero, proveitoso e frutífero, e que seja exemplo de fé e trabalho no reino!
    
Conforme  a 1º reunião ministerial em Abril/25, ao prazo máximo de 03 meses, segundo estipulou o Pastor Jailton Quirino, será o tempo previsto e necessário para melhor ambientação ao local, a dinâmica dos cultos e a transição/organização da gestão pastoral como um todo.
Destacou-se já nesse primeiro momento, o pronunciamento e posicionamento pastoral compromissado, responsivo e transparente, no uso de suas atribuições e conforme o regimento estatutário da igreja AD enquanto organização.

Em sua gestão pastoral, será priorizado o início do PROJETO DA CONSTRUÇÃO DO NOVO TEMPLO(até então, ainda em fase de liberação das etapas burocráticas junto aos órgãos competentes, engenheiro civil, arquiteto e CREA).
Vale lembrar que tal projeto foi idealizado inicialmente, ainda na gestão do Pastor Antônio Ferreira(2004-2008), portanto, a tão esperada realização/conclusão desse projeto, será sem dúvida o maior marco histórico da AD Caaporã enquanto organização, e nesse sentido, o pastor Jailton não medirá esforços junto ao ministério e a igreja, para agilizar o andamento das etapas burocráticas junto as partes competentes.

Sua até então recente gestão, segue com planejamento equilibrado e controle eficiente na otimização de custos, com transparência mensal através de reuniões ministeriais, na ocasião o pastor Jailton prioriza no uso de suas atribuições pastorais, enfatizar a necessidade e a importância do perfil de obreiros qualificados e forjados para labutar no reino de Deus nos dias atuais. 

Concedida a liberação de todos os documentos burocráticos para o ponto de partida do PROJETO DA CONSTRUÇÃO DO NOVO TEMPLO(conforme os órgãos listados acima), foi inicializado em caráter imediato, o tão esperado momento da construção/execução de tal projeto.







         
No dia 12/11/25, na ocasião de uma reunião ministerial mensal, o pastor Jailton Quirino junto a superintendência da E.B, apresentou uma proposta de modificação/migração dos dias da E.B nas congregações do campo(dos sábados para as quintas), a princípio tal proposta foi vigorada em caráter opcional, conforme o critério local de cada congregação, segundo a visão pastoral , essa proposta se fez necessária em razão da igreja(obreiros, membros e congregados), dispor de mais tempo disponível nos finais de semana, para possíveis programações pessoais junto as suas famílias.
É importante destacar ainda, pela primeira vez ao longo dos anos, a melhoria na aceitação de tal proposta também  contribuiu na redução e frequência da agenda semanal dos cultos tradicionais(Domingos, Terças, Quintas e Sábados) para(Domingos, Terças e Quintas).

Outro evento marcante e de bastante apoio pastoral, foi a formação média teológica, da 1º turma(Pastor Severino Joaquim Crispim) no dia 04/12/25, o evento contou com a participação ilustre do pastor Marinaldo Soares(2º vice presidente da AD/PB). 


No dia 14/12/25(Domingo), o pastor Jailton Quirino junto a toda igreja AD Caaporã, promoveu o tradicional desfile alusivo/comemorativo ao "DIA DA BÍBLIA", o objetivo foi enaltecer a palavra de Deus publicamente, a todos cidadãos local, através da presença em massa da igreja, nas principais ruas da cidade. 




















E sobre o maior projeto histórico da AD Caaporã/PB(Novo Templo), no dia 20/12/2025(Sábado), foi contratado um veículo perfil munck, para o içamento e colocação de 06 tesouras(1º etapa do templo parcial), o próximo passo será a breve instalação da cobertura.



Na ocasião da véspera do NATAL 24/12/25(Quarta-feira), o pastor Jailton Quirino no uso de suas atribuições, promoveu uma programação especial e inédita(um culto natalício coletivo e único, comemorado no templo SEDE, com a participação de toda AD Caaporã(congregações).
A suspensão dos cultos tradicionais nas congregações na quinta-feira 25/12/25, também foi necessária na avaliação e consentimento pastoral, a fim de que todos pudessem ficar em casa, junto aos seus familiares.
o culto foi celebrado com o caráter solene do natal(o nascimento do nosso SENHOR e SALVADOR), após o culto a igreja participou de uma ceia feita pelos próprios irmãos e o apoio pastoral, o evento externou e evidenciou ainda mais, a fraternidade e a comunhão da igreja na tão feliz e brilhante noite de NATAL!

No dia 28/12/2025(Domingo), O pastor Jailton Quirino no uso de suas atribuições em sua gestão pastoral, promoveu uma reunião de caráter metodológico com as liderança dos departamentos(coordenações e dirigentes de congregações), para pautar, informar e registrar a vigência de um calendário festivo e cronológico, com um formato inédito nas festividades da AD Caaporã(agenda dos dias das festividades para o ano 2026, com os aniversários dos departamentos das congregações na mesma data, etc.), devido a necessidade de adequação na redução da quantidade de festividades com base analítica no ano 2025(mais de 100 eventos festivos), um dos objetivos é melhorar a cooperação coletiva da igreja em tais eventos, uma vez que devido a até, então atual demanda festiva, o apoio devido e coletivo fluiu abaixo do esperado e com muitos dias de festas. 

Nos dias 09 e 10/01/26(Sexta e Sábado), foi concluído mais uma etapa da primeira parte do novo templo da AD em Caaporã/PB, desta vez toda estrutura do teto, o serviço foi contratado e realizado por uma equipe de profissionais.









Paralelo as etapas da construção do novo templo, no dia 16/01/26(Sexta), na ocasião do culto de doutrina na AD Caaporã, o pastor Jailton Quirino, no uso de suas atribuições pastoral e consentimento junto ao corpo ministerial, apresentou a igreja local os cooperadores separados e ordenados para a breve consagração ao ofício ministerial, prevista para o dia 31/01/26, no templo SEDE da Paraíba em João Pessoa, (16 diáconos, 12 presbíteros, 07 evangelistas e 01 pastor), cerca de 36 obreiros candidatos, e mais uns 02 reconhecimentos(01 diácono e 01 evangelista), o segundo maior número na história da AD Caaporã(abaixo apenas da última consagração da gestão pastoral anterior, ocorrida em Julho de 2022).      


Candidatos ao Diaconato


Candidatos ao Presbitério


Candidatos a Evangelistas e Pastor

No dia 31/01/26, no templo SEDE da capital João Pessoa/PB, na ocasião do evento EBO(Escola Bíblica de Obreiros), foram ordenados e consagrados aos respectivos ofícios ministeriais, os obreiros acima citados, segue os registros fotográficos dos momentos da consagração(tarde e noite).

Diáconos consagrados


Presbíteros consagrados

Presbíteros consagrados

Evangelistas consagrados

Evangelistas consagrados(Evandro, Roberto, Paulo, Flávio, José Reis, José Félix e Antônio João)

Pastor consagrado(Wellington Fernandes)

Pastor consagrado(Wellington Fernandes) no meio, Pastor oficial Jailton Quirino à direita e o co-pastor José Gomes à esquerda.


No total 03 pastores até então compõem o ofício de ministro(s), sendo o Pastor Jailton Quirino o celebrante oficial e os demais pastores auxiliares à sua gestão pastoral local.
Vale lembrar ainda, que mais uma vez alguns fatos importantes ficam registrados aqui, pela primeira vez na história da AD Caaporã/PB, foram consagrados o maior número de evangelistas(07 obreiros), e pela segunda vez mais 01 pastor local é ordenado pastor(auxiliar), inclusive com entrega local inédita de certificados de reconhecimento para todos os obreiros consagrados.


Nos dias 13 e 14/02/26(Sexta e Sábado), foram concluídas mais duas etapas da primeira parte do novo templo da AD em Caaporã/PB, desta vez a preparação da estrutura do contra piso e o contra piso em si, o serviço foi realizado por uma equipe de profissionais contratados e o fundamental apoio voluntário dos irmãos no 2º "multirão", na etapa da logística ágil da concretagem e o transporte até a estrutura local via carros de mão, conforme registros vídeo fotográfico.
















Nos dias 06 até 15/03/26, foi concluída as etapas dos rebocos externos nas laterais e mais uma etapa da primeira parte do novo templo da AD em Caaporã/PB, desta vez a base e a instalação do portão principal, o serviço foi realizado por irmãos profissionais contratados, segue os registros vídeo fotográficos.




        





Nos dias 01,02,03 e 04/04/26(Quarta até Sábado), foi comemorado o tão esperado e honroso congresso da UMADEC(União da mocidade da AD Caaporã), foi o 50º(JUBILEU DE OURO), o evento contou com o total apoio pastoral no direcionamento e alinhamento junto a coordenação, em toda programação logística para o atendimento das demandas, inclusive sobre o local da celebração(inauguração improvisada da primeira etapa do novo templo da AD Caaporã), na ocasião foi provido toda estrutura de som e acomodação dos congressistas, ministério e irmãos de toda AD do campo, inclusive boa parte da juventude afastada do evangelho e visitantes simpatizantes da fé, que compareceram para apreciação presencial, o evento ocasionou um momento oportuno e promissor na busca, oração, entrega e adoração à Deus, em especial a juventude(maior público participante), o que resultou em renovação espiritual, profecia, batismo no Espírito Santo e salvação), o Deus dos céus na pessoa do Espírito Santo, ministrou e convenceu os corações, foram cerca de 86/88 vidas que aceitaram o Senhor Jesus como Salvador pessoal! Glória a Deus!

Segue abaixo, os registros vídeo fotográficos(Convite pastoral, programação e evento).



































No dia 06/05/26(Quarta), foi realizado mais um  culto de honrosa celebração de formatura dos discipulados, o pastor Jailton no uso de suas atribuições pastorais e o criterioso cuidado com a devida educação cristã básica dos novos conversos imersos na fé, restituiu a equipe de coordenação para pronto atendimento específico das demandas de nossos irmãos, desde os seus primeiros passos. 
Segue abaixo, registros fotográficos do evento.










Nesse mesmo dia 06/05/26(Quarta) até o dia 15/05/26, foi comunicado a AD, mais um avanço na construção da primeira etapa do novo templo, o serviço fino da preparação(acabamento) das janelas para instalação dos vidros. 
Segue registros vídeo fotográficos. 










   No dia 02/05/26(Sábado), o pastor Jailton no uso de suas atribuições pastorais, fez um comunicado solidário em nome de toda AD Caaporã, pró ação social para a comunidade do distrito Cupissura/PB, em apoio a Secretária de ação social da cidade.
Devido as fortes chuvas e alagamentos em locais mais críticos e vulneráveis, algumas famílias foram desabrigadas e necessitaram de pronto apoio humanitário, tal ação social foi realizada no dia 15/05/26.
Segue registros vídeo fotográfico. 








NOTA: 16 Pastores oficiais até o presente, compuseram a linha do tempo dessa longa jornada histórica e atual da Igreja A.D em Caaporã/PB, destaca-se também nessa linha histórica de composição pastoral, fatos inéditos, 02 pastores locais ordenados(José Gomes em Julho/2022, co-pastor e Wellington Fernandes em Janeiro/2026, pastor auxiliar), ainda que em caráter de apoio e cooperação auxiliadora, junto ao pastor oficial e titular do campo.

*Não foi possível dispor fotos dos três primeiros pastores; A fonte básica e resumida das informações anterior ao ano 2008, foi oriunda do antigo site da AD Caaporã.
A partir do ano citado acima(2008) até o ano em curso, o conteúdo de cobertura de tais registros marcantes, teve início a partir da gestão do saudoso pastor Severino Joaquim Crispim(todo relato comentado é de autoria deste Blog), atualização: Junho/2026.

Culto de ações e graças natalício

Ivan Carlos e esposa Rivoneide. Celebração do 1º culto de ações e graças natalício, por mais uma data de aniversário do 1° dirigente da cong...