As 03 manifestações da morte

Texto bíblico: Gênesis 2.17

Na presente passagem a bíblia enfatiza o termo morte no sentido de separação de Deus, mas não obstante, após pecar o homem comprometeu sua comunhão salutar com Deus(dispensação da inocência), e o fato é que o termo morte se manifestou em 03 diferentes níveis de separação ainda muito mais grave, vejamos:

1- Morte espiritual

Após pecar, Adão e Eva continuaram vivos, pelo menos fisicamente e temporariamente, mas o fato é que estavam mortos espiritualmente, e tal morte recaiu sobre todo gênero humano, uma vez que o casal era nosso representante original. 
Essa primeira manifestação da morte é o que conhecemos como o estado atual daqueles que ainda não entregaram suas vidas para Jesus, o declarando publicamente como o único e suficiente Salvador e Senhor. Gn.3.22-24; Ez.37.1-14; Lc.9.60; 15.24; Ef. 2.1,5,6

2- Morte física

Ainda falando de Adão e Eva, outro fato real é que ambos um dia morreram, essa segunda manifestação da morte, é entre os humanos a mais natural e notória de todos os tempos, embora contraditória ao anelo pela vida, temos que admitir, todos estão sujeitos a enfrentá-la, independente do que somos ou do que temos, e por assim falar é propício mencionar o até então, presente e terrível vírus mortal e de nível mundial, nunca ocorrido antes(COVID-19 com início no ano 2020), o qual dispenso comentários, visto que segundo as mídias, o número de óbitos registrados já contabilizaram mais de 2 bilhões de vitimas!   

Entendemos tal morte, como sendo o término das atividades vitais do corpo humano.
Poderíamos recitar inúmeros textos para dá ênfase a um comentário maior nesse tópico, mas por hora deixo apenas alguns: Ez.18.32; Rm.5.12; Hb.3.7,8;9.27; Lc 16.22-31

É importante afirmar que a decisão de aceitação a fé salvífica(com base na obra substituta de Jesus), deve ocorrer antes dessa manifestação mortal, ou seja, enquanto tivermos vida, subtende-se ainda, enquanto tivermos tempo, visto que segundo o texto, após tal morte segue-se ao juízo, e tal juízo não irá dispor de misericórdia; Considerando que a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, sem exceção(dispensação da graça). Tt.2.11

"Se com a tua boca confessares Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação". Rm. 10.9,10.   

3- Morte eterna

Esta última manifestação, segundo o contexto apocalíptico(livro da revelação vindoura), tal morte não se trata apenas da separação eterna de Deus, mas também de um castigo eterno, também conhecida como segunda morte, a qual não terá poder sobre os participantes da primeira ressurreição. Ap.20.6

 
Pontuei acima as três diferentes manifestações da morte, com o breve e básico objetivo de expor e definir a temática de tal assunto.
Considerando contudo, o vasto conteúdo bíblico, possível de exploração e aprofundamento por parte do leitor.
Mas o que fica compreendido até aqui, é que o homem naturalmente está sujeito a morte, seja no aspecto físico ou espiritual, e mesmo que esteja vivo fisicamente, pode também está morto espiritualmente, havendo portanto uma urgente necessidade de vivificação(regeneração), ou melhor, ressurreição espiritual mediante a fé na obra gratuita do segundo Adão(Cristo). Jo.10.10;11.25;14.6; II Cor. 5.14,15; I Pd.3.18; Rm.5.14,19;6.23; Ef.2.5,6,8.


A paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

18 Características do evangelho

1º Convidativo Mateus 11.28; Apocalipse 3.20 2º Decisivo Mateus 7.13 3º Dinâmico Mateus 28.18; Romanos 1.16; Atos 1.8, 8.8; I Coríntios 1.18...