08 Pontos que marcaram a vida de um rei e a restauração de sua nação


Texto base: I Sm 30.6p5
Introdução
Nem toda perda pode ser a causa da vontade de Deus (existem pelo menos 03 tipos de comportamentos humanos diante desta, o 1º diz: "Foi vontade de Deus para mim, por isso devo aceitar, não adianta tomar atitude para lutar, tenho que me conformar com esta perda". O 2º diz: "Deus, porque isso aconteceu comigo? Porque permitisse essa perda? Não nos conformamos com a perda, porém não tomamos atitude alguma, e o pior, além de ficarmos inertes, murmuramos contra Deus ou contra a liderança representativa que nos momentos das adversidades passa a ser vista como alvo de dúvidas, questionamentos, reclamações e rejeições, tudo isso leva-nos a obter como resultado, a vontade de Deus foi à razão de toda perda; porém vale lembrar que mesmo quando incorremos nesses comportamentos equívocados, Deus por bondade e compaixão nos oferece sua misericórdia como oportunidade de arrependimento para podermos reavaliar os conceitos concebidos nos momentos das perdas, a fim de que mudemos nossas intenções e atitudes, e estas por sua vez, glorifiquem à Deus, afinal, somente Ele é quem nos garante total cobertura e capacidade para lutar intensamente até que tudo que foi perdido seja restaurado; O 3° comportamento diferente dos demais, diz: "Deus, eu sei que não tenho mais forças para conviver com essas perdas, meus limites chegaram ao fim, me sinto vazio, me ajude, me socorra, foi exatamente nesse contexto que o rei Davi buscou O RECURSO de Deus.
1° ESFORÇO EM DEUS: I Samuel 30.1-6 Davi e seus homens perderam para os amalequitas, além das mulheres e as crianças; Os animais, os suprimentos e as moradias pelo fato da cidade Ziclague (local de refúgio contra Saul) ter sido saqueada e queimada a fogo. Isso provocou um esvaziamento coletivo de tal forma, que não houve mais forças para continuarem chorando por tudo que foi perdido! Quando o inimigo não ataca com ousadia, como Golias com ameaças para causar medo em Israel e como Jezabel com ameaças de morte para o profeta Elias, ele atua com covardia (os amalequitas aproveitaram o momento em que Davi e seus soldados estavam ausentes e atacaram as famílias totalmente indefesas), ele foi sutil com Adão e Eva no momento da tentação, foi sutil com José usando a mulher de Potifar, foi sutil com Sansão usando Dalila, ele sempre vem com pelo menos três formas de ataques: com ameaças como um leão, com covardia e com sutileza.
A vitória que Deus proporcionou a Davi na luta contra Golias, fez dele um homem reconhecido e admirado pelo povo, uma vez que o cenário em Israel fora tomado pelo pânico e medo causado por tal atormentador, mas foi nesse momento que o jovem Davi se disponibilizou para lutar com bravura e coragem; porém em um cenário de perdas, foi difícil para o povo tentar estimular a bravura e a coragem que Deus dera a Davi, ele foi rejeitado pelos seus próprios liderados e ameaçado de apedrejamento, insatisfeitos com as perdas familiares, atribuíram a culpa ao líder Davi quando este precisava de um amigo, uma palavra de ânimo, de esperança, de coragem e força,Davi não encontrou em ninguém, contudo, buscou força em Deus e essa força, resultou em atitudes indispensáveis para a luta e a restauração das famílias, inclusive de tudo que foi saqueado pelos inimigos (Davi teve em vista, as famílias como principal razão para reconquista, ao invés dos suprimentos, porém a restauração sempre alcança tamanhas proporções de abundância).
2º PROPÓSITO: A força de Deus desencadeou as portas para atitudes que contribuíram para a reconquista de Davi e seus liderados, o investimento de Deus supera nossas limitações, Ele disponibilizou exatamente o que era necessário, assim como fez com o profeta Elias quando este estava em profundo desânimo na caverna, com apenas pão e água, o profeta caminhou mais 40 dias na terra e com Sansão dando-lhe apenas a força do Espírito Santo, este realizou grandes façanhas.
3º PREPARAÇÃO: Davi pediu o éfode ou o colete ao sacerdote, essa atidute era um pré-requisito indispensável para as guerras.
4º CONFIRMAÇÃO DE DEUS: Na presença de Deus, Davi pediu permissão para seguir os amalequitas e lutar pela restauração das famílias, existem vários motivos para entramos na presença de Deus, este foi um.
5º PERSEVERANÇA: Já no percurso do caminho, de posse da força, com propósito, com preparação e confirmação de Deus, logo os obstáculos continuavam presente, dos 600 soldados que saíram à batalha, 200 ficaram detidos pelo cansaço físico, não conseguiram continuar a viagem, porém mesmo com mais uma perda temporária, Davi avança em direção ao alvo, quanto mais objetivo para lutar, mais dificuldades para enfrentar, ainda assim, a luta durou mais de um dia, foram momentos difíceis, mas que valeriam à pena lutar, quantos dias fazem que você esta lutando? Mas toda luta por mais intensa que seja, tem começo meio e fim, com a ajuda de Deus, Davi conseguiu chegar ao último estágio de uma luta ferrenha, mas pôde senti-se realizado, com a consciência de uma missão cumprida e um objetivo alcançado.
6º COMPROMISSO: Davi fez um acordo com o egípsio que expõe a vida deste com risco até mesmo de morte; Por certo tempo sua atividade foi modificada, de escravo para guia; Não foram os matemáticos que criaram as operações de cálculos, Deus já trabalhava muito antes com a divisão, multiplicação, soma e subtração, Ele dividiu o mar vermelho em duas partes, dividiu as tribos de Israel em 12, multiplicou os 05 pães e 02 peixes, multiplicou as forças de Israel aumentou o azeite da viúva, aumentou 15 anos de vida para o rei Ezequias e subtraiu um egípsio na quantidade de escravos dos amalequitas e somou na quantidade do exército de Davi, a matemática de Deus é impressionante! Davi perdeu 200 soldados temporariamente, porém ganhou uma soma de Deus, apenas 01 homem desprezado para morrer, sem aparência, doente, com fome, não fazia parte do exército de Israel, mas quando Deus quer até quem está do lado contrário, tem que contribuir, não devemos desprezar nossos inimigos humano, se ele tiver fome devemos alimentar, se tiver sede devemos dar-lhe água, afinal, lembremos das atitudes de Davi para com Saul e ainda o salmos 23.5 “Preparas uma mesa perante mim, na presença de meus inimigos”. Qual seria a razão para Davi pedir a Deus a presença de seus inimigos? Não seria melhor pedir a presença dos seus familiares e amigos? Por quais razões nós faríamos isso hoje? Para expressar sincera gratidão e glorificar a Deus? Ou simplesmente para humilhar e envergonhar nosso inímigo, ou melhor, nosso próximo, posto que nosso verdadeiro inímigo é invisível porém real? Em plena sociedade pós-moderna onde as conquistas e os prazeres meramente individualistas tem se propagado, pensemos nisso.         
7° RECONHECIMENTO: Davi não poderia deixar de atribuir à vitória a quem lhe proporcionou a vitória, dando-lhe capacidade, cobertura e condições o suficiente para tal restauração.
8º JUSTIÇA Alguns homens que pertenciam ao exército de Davi, foram maus e profundamente egoístas, depois que restauraram a benção, queriam ficar com todo despojo e devolver apenas as famílias para os 200 soldados que ficaram, porém Davi prevaleceu com a postura de um verdadeiro líder que por ser justo, agiu com justiça, além de devolver as famílias, também devolveu os suprimentos, repartiu a benção; Eles não tinham motivos para relutarem com o rei e serem injustos com os seus próprios irmãos de guerra, foram mesquinhos, só pensaram em suas próprias famílias, em suas próprias vidas sem qualquer preocupação e compromisso com a vida do próximo.
Nem sempre parar e ficar significa desistir, assim como não lutar não significa deixar de ser o que é, se os 200 soldados não poderão continuar com eles, lutar com eles, vencer com eles e voltar com eles, no mínimo acreditaram que a batalha seria vitoriosa, uma vez sabendo que estavam sob a promessa de Deus (restauração coletiva e não facciosa). 

Conclusão

Davi não era um super homem, mesmo Deus presente e ajudando ele vencer desafios marcantes, com experiências para além de pastor ser também um soldado preparado, corajoso e habilidoso e sobretudo ungido rei de Israel, Deus não o isentou de vivenciar um momento de profundo sentimento de lamentação e esvaziamento exaustivo por uma perda inesperada em conseqüência da atuação terrível dos inimigos quando agiram com covardia, mas nem tudo estava perdido, para a necessidade de Davi e seus homens, Deus tinha recurso certo capaz de levantá-los do chão e fazê-los voltar ao campo de batalha, com a FORÇA e a palavra de Deus, direcionada a Davi e compartilhadas com seus liderados, palavras de CORAGEM, de ÂNIMO, de PERSEVERANÇA e por fim, uma palavra de caráter profético (GARANTIA de RESTAURAÇÃO TOTAL), para cada guerra, Deus tem um arsenal de recursos.

Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

18 Características do evangelho

1º Convidativo Mateus 11.28; Apocalipse 3.20 2º Decisivo Mateus 7.13 3º Dinâmico Mateus 28.18; Romanos 1.16; Atos 1.8, 8.8; I Coríntios 1.18...